quinta-feira, agosto 19, 2010

Tenho Ditto...


Tela com o desenho da bandeira do Brasil é roubada da Igreja Positivista do Brasil

Essa reportagem me fez lembrar das aulas de Sociologia na faculdade. Num dado momento do video, aparece o busto do filósofo francês Auguste Comte, um dos principais expoentes do pensamento positivista. Muitas noites de sexta-feira, inclusive a de carnaval, foram reservadas para explanações, comentários e ilustrações da vida e principalmente da obra de Comte. 

Época de intenso conhecimento e de muitas notas abaixo da média, na primeira avaliação quase todo mundo "rodou", "viajou na maionese" ou as duas coisas ao mesmo tempo, na segunda, a coisa foi um pouco melhor para alguns, pior ou igual para outros e uma parte teve que amargar um exame para não perecer no purgatório da dependência. Ah! Acho que é perecer mesmo, pois não acredito que o purgatório seja um lugar para padecer, sei lá, essa coisa de "mais ou menos bom", não parece nada interessante... Risos

Voltando ao lance da matéria, uma sacanagem o abandono do prédio, que reflete e guarda um momento importante da história brasileira e do período de transição do Império para República. Os ideais republicanos no Brasil, foram inspirados pelo pensamento de Comte. Assim como, relatam que o liberté, égalité, fraternité da França, foi inspirado no jeito natural dos índios no Novo Mundo.

[ + ]

Para ouvir:


Porto da Pedra - 2000 - Ordem, Progresso, Amor e Folia no Milênio da Fantasia


Imperatriz Leopoldinense - 1994 - Catarina de Médicas na Corte dos Tupinambás e Tabajeres

Nenhum comentário: