quarta-feira, dezembro 19, 2007

SP/2008 - Parte 1


Depois de todas as dificuldades pra conseguir o CD, agora está na hora de comentar as impressões a respeito. A principio é o melhor álbum dos últimos tempos, tanto na questão estética, pois, o encarte melhorou bastante, como na qualidade dos sambas de enredo. As 22 faixas são agradáveis, não tem um samba que você pule e nem queira ouvir durante as execuções. A falta das letras do Grupo de Acesso realmente foi um pecado, mas que deve ter lá suas justificativas. Nas próximas linhas falo um pouco dos sambas do Grupo Especial:

Mocidade Alegre: A fusão dos dois sambas ficou muito boa. Clovis Pê (pra mim o sucessor mais qualificado pra substituir Jamelão na Mangueira) brinca de interpretar a obra, que mesmo falando de um tema recorrente e já bem batido, São Paulo, conseguiu mostrar um diferencial importante. Pra alfinetar: Não tem prazer maior que ver um carioca cantando uma homenagem a Sampa, que foi chamada de tumulo do samba.

Vila Maria: Acho a homenagem paulistana ao Japão, melhor que a carioca. Talvez o problema esteja até na questão do Rio de Janeiro ter um foco mais abrangente o que torna a obra da Porto da Pedra mais didática. O samba da Vila Maria é mais objetivo, mas não deixou de lado a poesia, que valoriza muito mais a obra do que simplesmente ficar citando personagens ou simbologias orientais.

Vai-Vai: Um samba a cara da Saracura. Com um refrão forte, que mexe com os brios do componente. A voz de Carlos Júnior (ex-intérprete da Império de Casa Verde) é um dos trunfos da escola, além de sua torcida que lota o Anhembi é claro.

Águia de Ouro: O samba de enredo é leve e inocente pra contar a história do sorvete. A escola fugiu da questão cronológica e sisuda, preferindo viver as sensações lúdicas do gelado que seduz crianças e adultos. A presença do coro infantil deixou mais clara ainda a idéia do carnavalesco, que foi valorizada por Serginho do Porto, que tem um tom de voz muito particular.

Império de Casa Verde: um samba cheio de referências a MPB. Lembra muito a estrutura da obra Século do Samba (Mangueira - 1999). Achei Bruno Ribas meio tímido na interpretação, talvez pra não detonar a participação aguada do cantor Belo. Se a escola apelar pro emocional nas fantasias e alegorias será um desfile memorável.

Rosas de Ouro: Não era o meu samba favorito, mas Darlan conseguiu me conquistar na primeira audição do álbum. Tomará que o desfile seja parecido com o “Mar de Rosas”, de 2005, quando a Rosa e Azul apavorou na manhã de sábado. Pela TV era possível ouvir o canto dos componentes.

Nenê da Vila Matilde: Muitas mudanças na letra do samba que pra mim é o melhor de 2008, ainda estou me acostumando com elas. É o jeito. Pela cadência do samba imagino que a escola não forçará muito no desfile. Fico feliz que Royce do Cavaco esteja cantando bem novamente, pois, no desfile de 2003, a voz dele estava muito estranha. Continua...

SP/2008 - Parte 2



Tom Maior: Outro samba de enredo falando de São Paulo: A velha locomotiva do país, que ainda seduz e sempre irá seduzir. É fato. Nada muito novo, mas René Sobral faz muito bem seu papel e canta bravamente o samba.

Tucuruvi: Fico feliz em ver a Tucuruvi mudar um pouco o foco de seus enredos. Embora, tenha esbarrado no mesmo tema da Águia de Ouro. Porém, o sorvete da Cantareira é historicamente correto. Ao seu lado a escola tem Fredy Vianna, o intérprete mais comentado da temporada ‘Sambas Concorrentes’, em Ramos, no Rio de Janeiro. O cantor defendeu o samba do compositor paulistano Armênio Poesia, que por pouco não venceu na quadra da Imperatriz Leopoldinense. Eh! O intercâmbio Rio-São Paulo está ficando interessante e os talentos daqui já “tiram tinta” das traves de lá.

X-9 Paulistana: O famoso aquecimento global é o tema da vez na Parada Inglesa. É óbvio, mas dá samba. Se a Mocidade Independente conseguiu tirar leite de pedra ao falar de “Doação de Órgãos” e “Educação no Trânsito”, um enredo ambiental não é tarefa tão árdua assim. O trunfo é o simpaticíssimo Daniel Collête, que depois de se firmar como a cara da Mocidade Alegre, trocou de casa e deu uma renovada na X-9, que tinha ficado meio apagada com a saída do Royce do Cavaco.

Pérola Negra: Mais uma vez a simpatia do intérprete transforma o samba. No caso da Pérola é o Douglinhas. Também não era o meu samba favorito, gostava mais do defendido pelo Vaguinho, mas é um samba animado, com cara de interior e presta bem a homenagem a Jaguariuna.

Mancha Verde: Com a voz do Vaguinho quem precisa da participação de Belo? Esse cara me conquistou no samba Brasil Holandês (Mocidade Alegre – 2000). Entendo o manifesto da agremiação no encarte, compromisso é compromisso. Mas quem perdeu foi ele. Acredito que Ariano Suassuna deve ter ficado muito contente com a composição da Mancha.

Gaviões da Fiel: “Raçudo” como todo Corinthiano. O samba é um dos melhores dos Gaviões sem ser egocêntrico ou arrogante. Ernesto Teixeira parece que começou a cantar agora. Os refrões são ótimos, um excelente trabalho de composição do Fabinho do Cavaco. Agora que a escola volta a disputar com as demais agremiações o “bicho vai pegar.”

Camisa Verde e Branco: De volta ao Grupo Especial, sem a presidência da Magali, espero que o Camisa tenha voltado pra ficar. A voz da vez é do Celson Mody (ex- Mancha Verde). O segundo refrão é muito feliz, tem força e mexe com os brios da Furiosa (bateria) e dos componentes que têm samba no pé.

Na próxima edição comento o Grupo de Acesso.

Intimo, mas nem tanto...