segunda-feira, janeiro 08, 2007

Nota Zero em Divulgação!

"O toque da sanfona faz enlouquecer, são festas tradições, vem ver, tem frutos do mar, devoção e alto astral, no reinado de Momo, a alegria é geral"
Vila Maria 2007
(*)

Com uma arte visual bonita, apesar de poluída chegou as bancas no dia 13 do mês passado o compact disc dos sambas de enredo de São Paulo para o carnaval 2007. E por mais um ano, a distribuição foi feita por meio das bancas de jornais.
A trapalhada da temporada é que a comercialização ficou restrita à cidade de São Paulo. O resto do Estado e demais cercanias teriam de comprar por telefone e pagar frete.
Inicialmente na fase das bolachas pretas, o disco era fácil de ser encontrado em qualquer loja. A partir de 2002, dois anos após a divisão dos desfiles em duas noites, a gravadora Som Livre assumiu até 2003 a produção e veiculação do produto. Porém, descaracterizou o carnaval deixando a logomarca Globeleza na capa do "Dito Cujo."
De volta as mãos da Liga o cd entrou no modismo de compre um jornal e com mais xyz adquira o produto. Começaria aí a saga: "Como conseguir o cd de sambas de enredo de São Paulo."
O único ponto positivo é o custo final do produto que em média é bem inferior ao do Rio de Janeiro, mas está virando cada vez mais o barato que saí caro, devido aos transtornos para aquisição.
Em relação ao conteúdo muitas surpresas! A dança das cadeiras comeu solta entre os intérpretes. O disco não é nenhuma obra prima e nem vale arriscar um chute a despeito de favoritas ao título.
Sinceramente ao ouvir as 14 faixas, algumas passam batido, aparentemente será um carnaval em que os sambas só irão mostrar força na avenida.
Com apenas uma ressalva, o samba de enredo da Vila Maria, que me surpreendeu desde a escolha do tema/enredo: a cidade de Cubatão.

Pessoas polêmicas vão pro céu?

"Nessa madrugada de insônia...Oh! Sônia venha me fazer companhia."
Daniel Faria
(*)
Ontem, me surpreendi assistindo o show da vida e principalmente a entrevista rápida do escritor Ariano Suassuna. Polêmicas à parte o escritor que já passou pela Sapucaí, no ano de 2002, "Aclamação e Coroação do Imperador da Pedra do Reino Ariano Suassuna", nos braços do Império Serrano revelou suas esperanças em relação ao Brasil e sua luta contra a indústria cultural e sua massificação.
O melhor de tudo é que seu romance a despeito da Pedra do Reino será transformado em minisérie pela Rede Globo. Infelizmente (apocalípticos) ou felizmente (moderados) a televisão brasileira ainda consegue fazer com que boa parte da população tenha acesso aos clássicos da literatura por meio dos produtos televisivos.
Alfinetando um pouco! Não adianta criticar a mídia, pois no fim dos tempos, ela é que acaba por transformar e divulgar os produtos culturais restritos em coisas "in" e o próprio "Auto da Compadecida" virou um produto de massa.
Então, Viva a massa de tomate!!! E quem não quer virar molho que compre um xalé em Plutão, pois ele anda totalmente "out."

Promessa de Ano Novo: Blogar y Blogar y Blogar!

Sei que ainda não passou o carnaval, mas o ano já começou! E como promessa para 2007 irei tentar blogar todo dia. Já deixei em dúvida minha promessa! (risos). "Irei tentar"
...a sei lá! Deixa rolar, pois estamos no oitavo dia do ano mais quente dos últimos séculos.
Mas, ainda há tempo!!! Pois, só tenho que redigir oito textos e equilibrar a balança.
Acessando aqui o baú dos últimos acontecimentos tem a exposição que fui no Museu do Folclore de São José dos Campos já é um começo...continuarei falando de carnaval (ohhh que novidade!!!) (risos) e também dos fatos cotidianos.
O que há de novo então?
Talvez eu mesmo seja uma grande novidade, devido ao fato de a cada dia tentar olhar pra tudo, pra mim mesmo e pro mundo de uma forma diferente. Às vezes frio demais, às vezes azedo demais, às vezes com uma pitada de humor e de repente até me emocione com o que vejo.
Mas, de uma coisa eu tenho certeza quando eu volto pro meu mundo, que pode ser aqui, ali ou acolá. Eu paro y penso, pois o pensamento é a coisa mais particular e fantástica que um ser pode produzir...