sábado, outubro 13, 2007

Sou Independente, Sou raiz também...



Amanhã, a Mocidade Independente de Padre Miguel faz sua final de samba. Eu como torcedor não poderia esquecer de tecer meus comentários! risos
Olha! Não gostaria de estar na pele de quem decidirá o hino da escola. Depois de muitos tropeços, a escola acertou no enredo. Não que os outros tenham sido ruins, mas a verde e branco perdeu muito do seu brilho.
As propostas dos carnavalescos que passaram pela escola foram legais, bem intencionadas. Porém, na execução a coisa não aconteceu. Em minha opinião, de todos os desfiles do novo milênio, o melhor na questão plástica foi o de 2005. Embora, o samba não tenha acontecido tanto assim na avenida.
No desfile de 2006, a escola passou com um bom samba, mas a plástica ficou pelo caminho. Em 2007, o acerto na escolha do samba e na concepção do desfile estiveram mais próximos. Porém, a Mocidade Independente não decolou, até porque pra ganhar o carnaval, a escola precisa retomar com firmeza sua posição na elite do carnaval carioca.
Pra 2008, a agremiação terá um novo desafio: abrir o desfile de segunda-feira e tentar pelo menos voltar no sábado das campeãs. Coisa que não acontece desde 2003. No carnaval de 2000, tive a chance de ouvir a bateria de Padre Miguel ao vivo na Sapucaí, os caras arrebentam.
Retomando os comentários sobre a final de samba da escola:
Dos três sambas, o de Diego Nicolau e parceiros oferece a explosão necessária pra abrir uma noite de desfiles. O de Marquinhos Marino & cia é uma obra-prima de andamento mais lento e melodia muito bem construída. O último finalista defendido por David Corrêa e escrito por J. Giovani, Zé Glória e Márcio Preza, parecer ser o mais fraco, porém conta direitinho o enredo, logo, está no páreo.
Ouça os finalistas da escola:

Os samurais do samba

Manabu Mabe


A segunda noite de finais de samba de enredo foi marcada pela superação. De um lado Portela, que em tempo recorde, escolheu enredo e posteriormente seu hino: Um belo hino por sinal!

Na outra margem: Porto da Pedra, que sempre vista como a favorita ao rebaixamento, também fez sua final. Os concorrentes da escola ouvi muito pouco e meu favorito era um samba até meio engraçado, pois, chamava o artista Manabu Mabe de "samurai das cores!"

As duas agremiações ainda lutam por um patrocínio para o próximo carnaval. Mas, como é de praxe, quem não tem padrinho, corre com suas próprias pernas mesmo. Isso, Portela, Porto da Pedra e outras agremiações menores têm feito com maestria praticamente todos os anos.
Os duelos nas quadras recomeçam na noite deste sábado. Mangueira põe pra "frevar" o Palácio do Samba. Tijuca agita a nação tijucana e Viradouro "arrepia" os niteroienses, cariocas e afins.