domingo, abril 25, 2010

Sobe Som...

Mais uma música para embalar o domingo...


GTS Feat. Mink- Everlasting Love (Mike Cruz Club Mix)



GTS Feat. Mink - Everlasting Love (Club Mix)

Enredo do meu samba...

Ontem, comentei sobre a sinopse da União da Ilha do Governador -- primeira escola a divulgar sua proposta para o próximo carnaval, porém em São Paulo também tem muita coisa encaminhada e várias agremiações do Grupo Especial já apresentaram os títulos de seus enredos 2011. Então, vamos lá!

Vai-Vai - A Música Venceu [Título provisório] - A agremição do bairro do Bixiga vai contar novamente uma história de superação através da música, o homenageado da vez é o pianista João Carlos Martins, que aos 26 anos perdeu os movimentos da mão direita e por causa do acidente tornou-se maestro.

A modelo e empresária Luiza Brunet foi convidada para participar do desfile, agora é aguardar pra ver se a madrinha de bateria da Imperatriz Leopoldinense vai esbanjar seu charme na passarela do samba de São Paulo.


João Carlos Martins - Orquestra Bachiana Jovem e Bateria da Vai-Vai


Acadêmicos do Tucuruvi - Oxente, o que seria da gente sem essa gente. São Paulo, capital do Nordeste - O título fala por si. A escola da serra da Cantareira vai contar a saga do povo nordestino que tanto contribuiu para a construção da capital paulistana, sem esquecer de celebrar e perpetuar sua origem e cultura.


Trailer - O Homem Que Virou Suco


Império de Casa Verde - Cerveja [Título provisório] - Depois de apresentar um carnaval mais discreto -- o Império -- vai se render a um tema meio batido -- a história da cerveja --, mas que com uma boa reciclagem no samba de enredo e na parte plástica deve render um bom desfile, ainda mais que estamos falando de Império de Casa Verde, uma escola que normalmente "atropela" suas concorrentes por ter um desfile gigantesco, técnico e com bom acabamento. Espero que ela retome esse estilo no próximo carnaval.


Paris Hilton - Devassa

Tom Maior - São Bernardo do Campo [Título provisório] - No carnaval deste ano -- Brasília- - foi o tema da agremiação, o desfile deixou muito a desejar, vários foram os problemas enfrentados durante os preparativos.

Para 2011, a proposta é falar de São Bernardo do Campo, um dos principais cenários das revoluções metalúrgicas e sindicais durante os anos de chumbo e vem de lá um dos personagens que não devem ficar de fora dessa história -- o líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva. Vamos ver o que irá ser abordado e o que ficará de fora nessa história.


Leon Hirszman - ABC da Greve


Unidos do Peruche - Bravo! Bravíssimo! Peruche Apresenta 100 Anos do Teatro Municipal - O Retrato da Arte Brasileira [Título Provisório] - Em 2009, a Unidos de Vila Isabel foi a responsável por abrir as comemorações do centenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Agora é a vez de São Paulo celebrar essa data marcante e que aproxima o grande público de uma das artes mais antigas da humanidade -- o teatro. Se o carnaval é a grande ópera popular, então, a Peruche está no caminho certo, espero que a agremiação consiga desenvolver um excelente trabalho plástico, pois falar em arte erúdita sem reproduzir detalhes da maravilhosa fachada do Municipal de São Paulo seria um pecado mortal.


Teatro Municipal
de São Paulo

X-9 Paulistana - Renato Aragão [Título Provisório] - Em 1988, a Unidos do Cabuçu, que na época era uma agremiação do Grupo Especial do Rio de Janeiro fez uma homenagem aos Trapalhões -- quarteto formado por Didi, Mussum, Dedé e Zacarias.

No carnaval de 2005, Renato Aragão (embaixador da Unicef) desfilou pela Portela no enredo sobre as oito metas da ONU (Organização das Nações Unidas). Agora é a vez da agremiação da Parada Inglesa homenagear o artista cearense. Vamos ver como a proposta vai se tornar realidade na avenida.


Os Trapalhões - Abertura


Mancha Verde - Uma Ideia de Gênio - São tantos gênios nessa história que definir quais devem ser retrados nas alegorias não vai ser das tarefas mais fáceis. A escola parte de Deus -- o grande arquiteto do universo -- e daí em diante é uma verdadeira viagem entre o real e o imaginário, pois tanto, o físico Albert Einstein como o atrapalhado personagem da fábula Alladin que vive dentro da lâmpada mágica são considerados gênios.

O enredo na verdade é um tema, o que facilita bastante o trabalho de criação já que tudo gira entorno do conceito genialidade. Entre os brasileiros a sinopse cita mestre Aleijadinho -- um dos principais expoentes do barroco mineiro e como eu adoro barroco, gostaria muito de ver reproduções do trabalho do artista na avenida.


Cenas do Filme O Aleijadinho

Nenê de Vila Matilde - Sal, Salarium, Salina, Sabor, Sabedoria. Voa Águia Guerreira e Traz o Tempero Que Tempera a Vida! - A Águia Guerreira volta ao Grupo Especial contando a história do sal [isso é um exemplo de enredo].

A ideia foi apresentada no carnaval de 1995 pela Unidos de Vila Isabel, porém como o tempo de desfile e as possibilidades de recortes no Rio de Janeiro são maiores, a Vila fez uma abordagem abrangente sobre a saga da moeda, partindo do cauri [um tipo de búzio] até chegar ao Plano Real que na época dava seus primeiros passos.

A proposta da Nenê limita-se ao sal, que tem várias simbologias culturais e religiosas, sendo citado inclusive em passagens da Bíblia, além de ter sido uma importante moeda de troca e dado origem ao nosso desejado e aguardado salário. Parafraseando o samba de enredo da Vila, "O salário vem do sal que é tempero."


Elis Regina - Canção do Sal
-Ensaio - MPB Especial

Rosas de Ouro - Itália [ ? ] Depois de dizer que o Cacau é Show, especula-se nos bastidores que o tema da atual campeã do carnaval de São Paulo será sobre a Itália. Se o acordo for confirmado Rosas de Ouro e Salgueiro devem tratar do mesmo assunto no próximo carnaval. Vale lembrar que em 1996, os salgueirenses desfilaram o enredo Anarquistas Sim, Mas Nem Todos -- inspirado no livro Anarquistas Graças a Deus, da escritora Zélia Gattai.


Acadêmicos do Salgueiro - 1996 - Anarquistas Sim, Mas Nem Todos

...
Quando os outros enredos forem divulgados, continuo essa história...

Sobe Som...

O dia começando cedo por aqui, recebi essa música ontem, conhecia, porém nunca tinha prestado atenção na letra... Uma verdadeira declaração, sem rodeios e nada de entrelinhas... [Risos]... Sobe Som...>>>...


Hoobastank - The Reason