quinta-feira, dezembro 27, 2007

Reprodução

Foto: Site da Fundação Cultural da Bahia


Artigo: A maior tragédia de Assis Valente

Bruno Filippo(Especial para O Dia na Folia)


Embalando a figura importada de Papai Noel, com suas roupas de veludo em pleno verão tropical, as trilhas sonoras de dezembro são praticamente as mesmas no Brasil há décadas.
A última grande novidade em canções natalinas foi o disco “25 de dezembro”, que a cantora Simone lançou há doze anos – e, ainda assim, seu grande sucesso foi a versão de uma música de John Lennon e Yoko Ono. Normalmente, as músicas de Natal que cantamos na última quinzena do ano são versões de clássicos americanos. Mas uma, em especial, foi composta por um brasileiro. Onde houver mensagens de Natal, é difícil não ouvir ao menos este trecho, cantado ou em versão instrumental:


Anoiteceu
O sino gemeu
A gente ficou Feliz a rezar.
Papai Noel

Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar


Chama-se “Boas Festas”. O autor da música que acalenta os sonhos, as tristezas e as ostentações do Natal só conseguiu morrer na terceira tentativa de suicídio, ao ingerir formicida com guaraná num banco da Praia do Russell, na Glória, em 10 de março de 58. Tinha aproximadamente 46 anos. (Não há certeza sobre sua data de nascimento.) Já tentara jogar-se do Corcovado, sendo resgatado pelos bombeiros preso aos galhos das árvores, e cortar os pulsos com lâmina de barbear.
O mulato Assis Valente nasceu na Bahia e, em 1927, veio para o Rio, quando, incentivado pelo compositor e pintor Heitor dos Prazeres, começou a compor sambas que fizeram muito sucesso sobretudo na voz de Carmem Miranda, sua principal intérprete. Pertenceu à geração de compositores urbanos que num país culturalmente múltiplo associou o samba à brasilidade malandra, boêmia e moleque.
A obra de Assis Valente soma 150 composições. Há clássicos como “Camisa listada” (“Vesti minha camisa listada e saí por aí...”). Ou “Brasil pandeiro”: Brasil, Esquentai vossos pandeiros Iluminai os terreiros Que nós queremos sambar. E outras como “Alegria”, “E o mundo não se acabou”, “Fez bobagem”, “Minha embaixada chegou”.
No início dos anos 70 os Novos Baianos, cuja importância ainda está a merecer o devido reconhecimento, fez uma leitura neo-tropicalista da obra de Assis Valente, aliando comportamento contracultural a uma tradição da música brasileira que à época estava esquecida.
O que parecia ser a recompensa pela infância e adolescência trágicas na verdade camuflava um homem amargurado. Aos seis anos foi arrancado dos pais e da pobreza. Foi entregue a outra família que, ao se mudar para o Rio, abandonou-o na Bahia. Passou a viver num hospital como lavador de frascos de farmácia. As necessidades da vida fizeram-no múltiplo. Trabalhou num circo como orador e comediante. Em Salvador conseguiu estudar desenho no Liceu de Artes e Ofícios e formar-se protético, profissão que continuou a exercer paralelamente ao ofício de compositor.
Muitas foram as tentativas de explicar sua personalidade suicida. Ingratidões e incertezas do ofício de compositor, problemas financeiros e até homossexualismo reprimido. Um dia em sua vida talvez seja mais revelador.
Assis Valente passou sozinho e triste, em Niterói, o carnaval de 32. Em seu quarto havia a gravura de uma menina de pé, entristecida, os sapatinhos sobre a cama, esperando o presente. Inspirou-se nela para compor “Boas Festas”. A segunda parte da letra merece leitura atenta:


Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem!
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem!


Cobertos por uma melodia alegre que se assemelha por vezes às marchinhas, por vezes aos sambas de carnaval, os versos, fortes, escondem que nem todo mundo é filho de Papai Noel. Todo mundo pode ser filho de Cristo, a verdadeira razão do Natal, mas o que interessa é o Papai Noel e seu saco de presentes. Quem não pode recebê-lo, e no Brasil são muitos, aprende muito cedo que o Bom Velhinho só o é para alguns.
Mas a crítica ao consumismo do Natal é o aspecto mais fácil de perceber. O Papai Noel de “Boas Festas” representa a felicidade que não vem. É a felicidade dos presentes, mas se pode ver na última estrofe, nas duas referências a essa palavra, a alma ferida de Assis, sem felicidade — o presente, que ele não tem nem nunca teve, pedido em vão a Papai Noel.
“Boas Festas” transformou os tormentos de Assis Valente numa celebração. Entre desejos de feliz Natal e fartas ceias, poucos prestam a atenção à mensagem da música. Numa biografia em que o sucesso realça os infortúnios, e vice-versa, talvez seja esta sua maior tragédia.
* * * Feliz Natal*

Bruno Filippo é jornalista e coordenador do Instituto do Carnaval