sábado, janeiro 24, 2009

Enredo do meu samba...



A divisão ocorrida nos Grupos Especial e Acesso de São Paulo, fez nascer logo após o carnaval 2008, a Super Liga das Escolas de Samba. A nova entidade chega promovendo o encontro da Mancha Verde e dos Gaviões da Fiel -- antigas rivais --, que quando se encontraram no Grupo Especial, foram separadas em uma Liga Desportiva e depois foram reintegradas ao time principal.

A Super Liga é composta por seis escolas do Grupo Especial e três do Acesso. As demais agremiações do Especial permanecem filiadas a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

E qual foi o resultado dessa dissidência? No carnaval 2009 foram gravados dois compactos diferentes. Um com os nove sambas de enredo da Super Liga e outro com 13 sambas das escolas filiadas a Liga Independente. Uma verdadeira salada mista que dá até um nó na cabeça. Ponto negativo: O público precisa comprar dois cds para ter acesso a todos os sambas.

Era uma vez...

Os discos de vinil de alguns carnavais do Grupo Especial do Rio de Janeiro não trazem os sambas das escolas campeãs do Grupo de Acesso do ano anterior. Porém, as faixas são encontradas na versão em cd.

Em 1998, os Acadêmicos do Salgueiro lançam de forma independente o cd contendo o samba de enredo em homenagem aos bois Garantido e Caprichoso. Por isso, o disco da Liesa tem apenas 13 faixas.

Voltando...

Por outro lado, essa "competição" fez nascer dois produtos finais bem interessantes. A Super Liga [nos primeiros meses de sua fundação] emplaca um cd duplo, reproduzido em mídias douradas, praticamente um disco de ouro. O primeiro disco apresenta os sambas de enredo 2009 e o segundo traz os sambas de exaltação, que cada agremiação canta em seus ensaios de quadra e na avenida antes do desfile.

A Liga por sua vez, lança um disco simples. Porém, o visual do encarte está bem mais limpo, sem exageros de logotipos dos patrocinadores. A foto da capa é da Mocidade Alegre [segunda colocada no carnaval 2008]. O grande diferencial do trabalho deste ano é que as escolas fazem no final de cada faixa uma bossa, sendo que algumas revivem sambas de anos anteriores.

A distribuição ainda é o calcanhar de áquiles do produto. Na época dos vinis, eram vendidos em lojas de discos e de departamento. Quando os cds foram popularizados de vez -- substituindo os bolachões --, eram encontrados até em supermercados. Na fase Som Livre melhorou, depois passsou para venda em bancas de jornal na parceria com o Diário de S. Paulo -- é -- nos últimos anos ficou restrita à venda nas escolas de samba -- aí o bicho pegou de vez. Ano passado aproveitei que estava em São Paulo e comprei, esse ano recorri ao Mercado Livre.

Por fim...

Os enredos para 2009 são bons e os sambas desenham de forma bastante clara e objetiva o desfile de cada agremiação do Grupo Especial. Há uma gama de diferentes temas: Saúde, Dinheiro, Coração, Festas e Feriados, Índia, Roda, Pernambuco, Pedras Preciosas, Fábrica de Sonhos, Angola e Martinho da Vila, Amazônia, 60 Anos da Nenê de Vila Matilde, Ouro Preto e Regina Casé.

2010...

Agora é esperar pra ver como as cabeças pensantes do carnaval irão lidar com a crise financeira, que não vai afetar muito os preparativos de 2009, mas deve refletir no próximo ano...

Play da Semana...



Desabamento do teto do templo da Renascer: Será mesmo um propósito de Deus??? Espero que meu Deus tenha propostas mais interessantes que essa pra mim...