terça-feira, janeiro 08, 2008

Linha Tênue




No final de semana fui numa dessas casas de suco que tem por aí, pois, meus amigos iriam tomar açaí. Eu não sou muito fã da coisa até porquê nunca experimentei tomar um copo ou comer uma daquelas porções preparadas em tigelas, com aqueles vários acompanhamentos tão calóricos quanto o próprio fruto, que é energia pura.

O fato que me motivou a escrever o texto é outro. Deixe as calórias (Kcal) pra lá. A questão era uma matéria que assisti a respeito da incidência de doença de chagas no Pará originada pelo consumo do fruto pelos locais.
O problema é a falta de higiene no preparo da polpa que em algumas empresas era ou é embalada sem que os frutos sejam devidamente lavados para eliminação de impurezas e insetos. No Pará, os barbeiros (hospedeiros do parasita causador da doença) eram esmagados junto com o açaí.

Fiquei imaginando como muitas pessoas não se preocupam com essa questão ao comer ou tomar um simples açaí. Não quero criar pânico. Mas com essa incidência de doenças tropicais (febre amarela e dengue) que pareciam até então extintas, é uma coisa a se tomar precaução.