quarta-feira, janeiro 21, 2009

Enredo do meu samba...


Uma personalidade e um país que estão em evidência na atual programação da televisão brasileira caem no samba no carnaval 2009. A cantora Maysa e a Índia serão abordados em enredos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Os versos do samba de enredo "Se todos fossem iguais a você Maysa, eternamente Maysa" dos Unidos do Sacramento, que desfila na Intendente Magalhães [palco do carnaval de rua do Rio] cantam a biografia de Maysa, que teve sua vida retratada recentemente em uma minissérie.


Os encantos da Índia -- cenário da atual trama das 21h -- é o caminho encontrado pela Pérola Negra para buscar o título no Grupo Especial do carnaval paulistano. A sinopse do enredo "Guiado por Surya, pelos caminhos da India, em busca da pérola sagrada" propõe uma viagem em busca do amor, que é guiada por deuses e deusas hindus.

O enredo da Pérola Negra segue o estilo puramente carnavalesco e carnavalizado, ou seja, é lúdico mas tem uma boa mensagem, sem contar o samba de enredo que é um dos melhores da safra 2009.

Na contramão, a obra carioca é descritiva e baseado em fatos reais. Faltou um pouco de lirismo, de alma e poesia na junção das frases. O melhor trecho é o primeiro refrão que sintetiza a relação da cantora com o Rio de Janeiro, Niteroí e Maricá.

Por falar em samba com alma. Em 2003, os Unidos do Viradouro cantaram os versos do samba de enredo "A Viradouro canta e conta Bibi, uma homenagem ao teatro brasileiro." A escola não venceu, mas a composição proporcionou momentos de pura poesia e emoção. Bibi Ferreira era pura felicidade.

Tenho Ditto...


Quem não gosta de ganhar brinde? Então, tome cuidado com o que anda clicando pela net afora. Recebi por e-mail essa tentadora proposta, pena que nunca me cadastrei em promoções da empresa e ao visitar o site oficial constatei que tem um pop up informando e alertando os visitantes sobre o suposto golpe.

Próximas Atrações...




Mais uma "fita" dos X-Men na telona... Já vou preparar a pipoca...

Play na Moda...



Depois de conquistar o carnaval carioca e paulistano, os bois de Parintins chegam ao SPFW por meio das estampas da grife Cavalera. Bem, como eu sou fã do festival acho que a marca poderia ter explorado mais o folclore da ilha de Tupinambarana.

A referência só ficou clara nas estampas de algumas peças o que cobre [casacos, jaquetas e afins] não é muito diferente de outras coleções já apresentadas no evento. A trilha sonora também poderia ter sido feita por artistas de lá, assim como, a inclusão de figuras regionais dos bois Garantido e Caprichoso. Entre eles, os pajés, as sinhazinhas, a rainha do folclore e a cunhã poranga que usam edumentárias volumosas e que dariam um visual diferente ao desfile.

Em relação ao desfile do ano passado em que modelos, staff e convidados foram transportados para o rio Tietê, a Cavalera ficou devendo em inovação e impacto.