sábado, janeiro 05, 2008

Sambas de Enredo - SP/2008 - Acesso


O principal "problema" do cd é a ausência das letras dos oito sambas de enredo do Grupo de Acesso. Para quem não é do meio ou freqüenta as agremiações o jeito é sair procurando pelos sites do 'WWW.' Pero, nem todas as escolas possuem site, como é o caso da Leandro de Itaquera e do Vale Encantado.

Leandro de Itaquera - Tema melhor não poderia ter escolhido -- os enredos que falam da África e dos negros sempre foram bem tratados pela agremiação. Dessa vez, a Revolta dos Malês, brevemente estudada nas escolas é o contexto carnavalizado pelo leão. O samba tem dois refrões fortes, o que contribui para o canto da escola.

Barroca Zona Sul - A escola parte da chegada da Família Real no Brasil-Colônia pra falar da arte e dos artistas tupiniquins. O samba é correto e descreve bem o enredo. O refrão do meio é bem poético. Se os componentes estiverem motivados e empolgados no dia do desfile, a verde e rosa promete.

Dragões da Real - Um samba de enredo médio pra falar da luz, nos seus vários sentidos. Luz da criação, do saber, luz que rompeu as trevas da Idade Média e assim vai. Espero que torcida e principalmente os componentes empurrem a escola pra frente no dia do desfile. Na gravação oficial o tom baixo e regular torna o samba ameno.

Acadêmicos do Tatuapé - A questão da água numa visão mais abrangente. Essa foi a saída dos Acadêmicos do Tatuapé pra driblar tantas versões de um mesmo tema. O refrão do meio é o melhor do samba pelas citações aos orixás ligados ao elemento água.

Unidos do Peruche - O melhor samba do cd sem sombra de dúvida. Bom de ouvir, melodia agradável, pra cima. Fala dos negros sem aquele ranço de sofrimento, embora, não deixe a questão da desigualdade e do preconceito de lado. Melhor só se o Jamelão fosse o intérprete oficial. Se dependesse só do samba, a escola já estaria em primeiro lugar.
Imperador do Ipiranga - Fiquei de boca aberta ao ver a estrutura montada pelas organizações que apoíam o enredo da Imperador. A única crítica que faço é o fato da escola ter migrado todas as informações a respeito de seu carnaval pros sites de seus patrocinadores.
A voz de Moisés Santiago faz falta na escola. Quanto ao samba não é nenhuma maravilha até porquê por melhor que seja o compositor deve ser complicado tirar leite de certas pedras, como falar de educação ambiental e proteção aos animais. Sem querer comparar, comparando: No passado, escolas do Rio de Janeiro cantaram o tema ecologia muito bem e de forma mais solta.
Vale Encantado - Não conhecia a escola até ouvir o samba deste ano. Apesar de tratar do tema calçados em seu enredo, a escola deu um jeito de encaixar a questão da preservação dos recursos naturais e da água no mesmo contexto. Até porquê, como diz o enredo: "Passo a Passo, Assim Caminha a Humanidade." O samba é médio e tem momentos divertidos.
Prova de Fogo - Mais uma agremiação a falar do centenário da imigração japonesa no Brasil. O interessante é que Vila Maria (Grupo Especial SP), Porto da Pedra (Grupo Especial RJ) e a Prova de Fogo (Acesso SP), conseguiram fazer composições bem diferentes pra um mesmo tema. Cada um valorizou um aspecto aqui ou acolá. Os compositores da Prova de Fogo conseguiram criar frases bem inspiradas.

Boa sorte a todas!!!