terça-feira, fevereiro 24, 2009

Rebaixadas e Ressurgidas...

Nenê de Vila Matilde



Como carnaval é loteria e os desfiles do Grupo Especial de São Paulo andam cada vez mais equilibrados o resultado infelizmente não foi dos melhores para a Nenê de Vila Matilde e a Unidos do Peruche.

A Peruche já entrou na disputa em desvantagem, pois abrir a noite de desfiles sempre é uma tarefa árdua. Sendo que o esforço nem sempre é recompensando pelas notas dos jurados.

No caso da Nenê os erros foram mais gritantes e evidentes. A agremiação entrou tensa e cheia de problemas de ordem interna, o que acabou por transparecer na apresentação e no resultado final.

De olho em 2010: Se por um lado ser rebaixado é chato e desgastante, por outro, a competição no grupo de base vai ganhar dois reforços de peso, que ao lado da Camisa Verde e Branco devem esquentar a briga pelas duas vagas no Grupo Especial de 2011.

Ressurgidas: A Águia de Ouro e a Imperador do Ipiranga irão ocupar o lugar das escolas rebaixadas no próximo carnaval. Agora é recomeçar a contagem regressiva e tocar o barco...

Unidos do Peruche


Ovacionada...









Em 1997, a Mocidade Independente de Padre Miguel desfilou o enredo "De Corpo e Alma na Avenida", a proposta da escola foi viajar pelo corpo humano. Mais tarde no carnaval de 2003, Chico Spinosa [atual carnavalesco do Vai Vai] trouxe a questão da doação de órgãos. Temas aparentemente bem científicos e pouco "carnavalizavéis."

No carnaval desse ano, uma outra Mocidade, dessa vez, Alegre resolveu apostar na mistura desses dois temas, mas só que ao invés de falar do todo, restringiu sua abordagem ao coração -- o palco das paixões.

Foi uma escolha bastante feliz, pois, a agremiação trocou de carnavalesco e precisava de um enredo interessante pra poder se firmar e se recuperar do vicecampeonato de 2008.

Por meio do enredo "Da Chama da Razão ao Palco das Emoções... Sou Máquina, Sou Vida... Sou Coração Pulsando Forte na Avenida!!!", a Mocidade Alegre demonstrou que está renovada, que pisou o asfalto pra ser campeã é que os vários momentos lúdicos proporcionados durante sua apresentação no último sábado colaboraram para a conquista de mais um título.

Na avenida...

A segunda noite de desfiles foi marcada pela presença das grandes agremiações do carnaval carioca. Depois da apresentação morna da Porto da Pedra começou finalmente a disputa.

Os Acadêmicos do Salgueiro fizeram ressoar com força o seu tambor. A Imperatriz celebrou seu cinquentenário com um desfile emocionante e repleto de ícones, a cada novo momento, algo do passado da escola era revivido na Sapucaí.

A Portela surpreendeu com seu novo visual e com a volta da sensação Luma de Oliveira. A Estação Primeira de Mangueira superou suas dificuldades e polêmicas e fez uma boa apresentação. Os orixás da Viradouro fecharam a noite com um desfile repleto de licenças poéticas.


Porto da Pedra


Acadêmicos do Salgueiro


Imperatriz Leopoldinense


Portela


Mangueira


Viradouro

Resumo da Ópera: Praticamente todas as escolas grandes tiveram problemas de ordem técnica em suas alegorias. No começo ou no final das apresentações, os carros deram dor de cabeça para o pessoal da harmonia e evolução, o que faz, da disputa algo ainda mais equilibrado.

Vale lembrar: A Beija-Flor foi campeã no ano passado apresentando uma alegoria com a asa quebrada, ou seja, cabeça de jurado é algo totalmente subjetivo.