segunda-feira, setembro 28, 2009

Enredo do meu samba...

O final de semana foi quente nas escolas de samba paulistanas, a sequência de finais de samba de enredo começou na sexta-feira e até domingo várias agremiações já decidiram com que hino irão enfrentar os desafios do carnaval 2010.

Esse ano além de divulgar os concorrentes, o pessoal da Sociedade Amantes do Samba Paulista (SASP) está acompanhando diretamente das quadras a apresentação dos sambas finalistas, para ouvir a transmissão basta plugar na rádio e espantar o sono, pois na sexta a coisa amanhece...[Risos]

Das 14 agremiações do Grupo Especial, 12 já encerraram a fase de escolha de samba, faltando apenas as finais da Tom Maior e dos Gaviões da Fiel, o que deve acontecer nesse final de semana. O próximo passo é a gravação em estúdio, como o processo de construção de um samba de enredo é dinâmico, algumas obras chegam aparentemente prontas e acabam sendo alteradas momentos antes de serem finalizadas, ou seja, um samba nunca está pronto até que ele seja realmente ajustado.

O próprio Martinho da Vila, apontado como o compositor favorito na Vila Isabel este ano, fez ajustes na sua composição que está sendo aclamada como o melhor samba de enredo da primeira década do novo milênio. Por falar em ajustes e adequações, as escolas de samba de São Paulo entraram de vez na onda das fusões de samba. Com três obras empatadas na final a Leandro de Itaquera tem como hino oficial uma obra composta por 18 pessoas.

Entre os finalistas, estava prestando atenção na obra do compositor Chumbinho e parceiros pelos Acadêmicos do Tucuruvi, porém o samba sobre São Luís do Maranhão foi eliminado antes mesmo da final, achei a estrutura da composição diferente, pra cima, alto astral e com recortes interessantes do enredo, mas esse é mais um daqueles sambas que vão pra galeria: 'A Volta dos que não foram.'


Rosas de Ouro 2010 - O Cacau é Show - Compositores: Armenio Poesia, Aquiles da Vila, Chanel, Maurício Paiva, Marquinhos Boldrini e Fred Vianna (Versão Concorrente)