sexta-feira, julho 18, 2008

Existe mesmo a pessoa certa?

Uma conversa acalorada com uma amiga me levou a refletir sobre as relações afetivas nos dias de hoje. Existe mesmo a tal da cara metade? A clássica tampa da panela? A complementar metade da laranja?

Depois de algumas horas falando sobre o tema, cheguei a uma conclusão que pode ser momentânea, pois no campo das relações pessoais e dos relacionamentos não há um instante congelado e definitivo. Enfim, não existe a pessoa certa, não nos moldes lúdicos e poéticos imaginados na adolescência, e sim uma imagem de aceitação criada ao longo do convívio e das descobertas.

O casamento clássico já não existe com tanta freqüência, não que ele tenha deixado de ser um contrato social. Porém, hoje, há uma flexibilidade no momento de decidir, a escolha é feita pelas pessoas envolvidas e não mais obrigatoriamente por uma imposição familiar pontuada pela concessão de dotes e o fortalecimento dos interesses em muitas vezes puramente comerciais.

Porém, a liberdade de escolha trouxe consigo outros complicadores. Há uma corrente forte dos que não querem assumir compromisso com ninguém, até por a sociedade encara com mais naturalidade os “solteirões” e “solteironas” de plantão, que por uma série de fatores adiaram o matrimônio ou por terem ojeriza mesmo de dormir e acordar ao lado da mesma pessoa todos os dias.

Há aqueles que por terem tanta liberdade de escolha se perdem na diversidade, ou colocam à frente de seus sentimentos rótulos sociais e padrões criados pela moda e até mesmo pelo status social. Esse tipo de pessoa sempre que se interessa por alguém, fica preocupada com o que os outros irão dizer e ate mesmo pensar a respeito e perante tanta insegurança preferem assumir um comportamento meio kamizake. Nesse caso, ou permanece solteiro ou mergulha de cabeça na primeira relação que pintar, pagando o preço de sua escolha e muitas vezes se reduzindo ao papel de coadjuvante das vontades do parceiro (a).

A idéia não é questionar esse ou aquele individuo, e sim refletir se vale a pena viver em função da pessoa certa, ou buscar um amor de verdade, que pode ser a pessoa errada ou muitas vezes completamente diferente daquele padrão que foi imaginado, sonhado e desejado. Seria talvez uma questão a ser pensada de forma adulta e com muito desprendimento para romper qualquer barreira, e principalmente os paradigmas pessoais e as vaidades amparadas em preconceitos.

Enfim, a pessoa certa pode ser aquela que traz consigo não o amor instantâneo, a paixão a primeira vista, mas sim a afinidade, a conversa amigável, a admiração e o sentimento construído e conquistado a longo prazo, no decorrer da relação. Dentro de uma situação que pode começar na amizade, através de um gosto pessoal em comum, de uma mensagem eletrônica interpretada de uma forma diferente e também pela simples atuação do destino, que move, modifica, cria e recria situações entre as pessoas.

E assim vai....

E a vida segue...
Texto publicado no site Menta Rosa