terça-feira, abril 28, 2009

Próximas atrações...



No mês de junho acontece o 44º Festival Folclórico de Parintins, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Nas três noites de apresentação, os bois Garantido e Caprichoso irão desenvolver os temas: "Emoção" e "Onde o verde encontra o azul", respectivamente.

Eu já comecei a ouvir as toadas, principalmente as que narram os rituais dos pajés que são o ponto alto de cada apresentação. No festival do ano passado, a atuação dos pajés me surpreendeu bastante, principalmente pela riqueza cênica, o visual e também o mimetismo, que acontece no momento da incorporação.

Um ponto interessante da produção do festival é que cada cenário montado na arena é desenvolvido por um artista diferente, o que evita em parte a pasteurização da estética final do trabalho.

Quanto aos compactos (CD´s) dos bois, é bem fácil perceber o estilo de cada um. Os aúdios do Caprichoso são ricos em efeitos sonoros que realçam a ideia do imaginário indígena. Vale destacar "Patchamama" [Mãe Terra]. Por outro lado, a produção do "contrário" valoriza a voz de David Assayag, que conduz a apresentação do Garantido com maestria.