domingo, outubro 18, 2009

Enredo do meu samba...

Bem, ontem fiz meus palpites para as finais de samba de enredo nas escolas de samba: Mangueira, Viradouro, Unidos da Tijuca e Grande Rio e não é que acertei três dos quatro chutes.

O presidente da Mangueira ousou na final e "desbancou" a obra do compositor mais famoso da agremiação na atualidade. No caso da Grande Rio, o samba citado por mim como favorito -- venceu, mas foi feita uma fusão com a composição do Arlindo Cruz. No morro do Borel, a Tijuca deu o tricampeonato ao Júlio Alves e parceiros.


Mangueira 2010 - Mangueira é música do Brasil

Em Niteroí, a Unidos do Viradouro optou pela renovação e deu o título para o samba do Gustavo de Marbela, Floriano e Sacadura Cabral. Ainda não vi muita graça nesse enredo sobre o México. Embora tenha um vasto e rico conteúdo a ser explorado. É o estilo de trabalho que só vai ganhar forma e força mesmo na avenida, talvez seja essa a grande sacada de um tema internacional, mas com uma "pitadinha de brasilidade", pois a Copa do Mundo de 1970 foi realizada na cidade do México e nós fomos tricampeões.

Outro aspecto que une o México a todos os demais países das Américas é o religioso, devido ao fato, da Virgem de Guadalupe ser conhecida como a Mãe das Américas, mas esse capítulo é cheio de controvérsias, pois a descoberta da santa remete ao período em que os aztecas foram dizimados durante a invasão dos espanhoís e na sequência começou o processo de evangelização dos índios.

Coincidência ou não?

[Acredita-se que Nossa Senhora usou a palavra Azteca Nahuatl de coatlaxopeuh o qual é pronunciado “quatlasupe” e soa extremamente parecido com a palavra em espanhol Guadalupe. Coa siginificando serpente, tla o artigo "a", enquanto xopeuh significa esmagar. Assim, Nossa Senhora deve ter chamado a si mesma como “Aquela que esmaga a serpente .”]

A citação acima foi consultada e extraída do site: http://www.sancta.org/nameguad_p.html


Por fim...

Vale lembrar que Quetzalcoatl -- a serpente-plumada [deus da civilização e do aprendizado] era a principal divindade adorada pelos povos aztecas por representar a força da natureza. No carnaval de 2006, a Unidos de Vila Isabel homenageou os países latinos e trouxe o deus dos astecas no abre-alas cheio de brilho e plumas.



Vila Isabel - 2006