segunda-feira, agosto 20, 2007

Dona Maria sabia...


Na semana passada eu vi Dona Maria (a avó dos meus primos) sem saber que seria a última vez. Dona Maria, desde que eu me conheço por gente tinha cabelos e sobrancelhas brancas. Dona Maria era uma negra forte, de olhar sério e profundo. Mas quem se aproximava dela sempre descobriria uma outra Dona Maria: doce, atenciosa e sempre disposta a receber os que adentrassem os seus aposentos.
Em nosso último encontro, Dona Maria que sempre gostou das coisas boas da vida (praticamente tudo que faz mal), dizia que tinha 115 anos, mas seus filhos 106! No alto de sua sabedoria, Dona Maria me disse uma frase, que hoje, interpreto como uma frase de despedida: "goze a vida."


Eh! Dona Maria sabia...

1º Encontro de Gerações Museu Afro Brasil



Um pouquinho de cultura!!! Repassando...

Despedida do inverno - 2007


Produção e foto: Daniel Faria


Pra fechar com chave de ouro a estação mais fria do ano, resolvi reunir amigos e familiares em mais uma noite de degustação do meu já tradicional caldo de feijão. À mesa duas versões: feijão preto e carioca. Como acompanhamento: torradas com azeite e orégano, queijo ralado, cheiro verde, salsinha e batata palha. Tudo isso embalado pela voz agradável e marcante da banda M. People. Não! Eles não estavam ao vivo aqui em casa, apenas no cd! risos

O engraçado que foi por causa de minha amiga que eu acreditei e acredito até hoje, que sei fazer caldo de feijão. Pois, no primeiro ano da faculdade ela me convidou pra fazer o meu debut fora de casa, quando cozinhei para ela e outros amigos de classe. Antes disso, eu tinha feito apenas uma "incursão" na casa de um outro amigo.

De lá pra cá! Já foram algumas edições, em reuniões familiares, "zeca-feira" e aniversários. A coisa tem evoluído, novos acompanhamentos e pretendo pesquisar novos sabores também! Um dos que me agradam é o de (Arracacia xanthorrhiza)! Assustou? Relaxa! Vou traduzir: é batata-baroa ou mandioquinha-salsa. Quando a batata é de boa qualidade, o caldo fica muito bom! Devido ao paladar marcante da batata pode ser acompanhado sem queijo. Pra quem não dispensa um acompanhamento, bacon e cheiro verde são perfeitos.

Bem, como era a última edição 2007, a noite rendeu um return pra fechar o domingo com chave de ouro e começar a semana com aquele gostoso sentimento de culpa! risos