segunda-feira, outubro 12, 2009

Enredo do meu samba...

Os Acadêmicos do Salgueiro escolheram seu hino oficial na madrugada do último domingo. O samba de enredo do compositor Josemar Manfredini e parceiros não é um achado e depois de ouvir várias vezes, o único trecho que destaco como forte é o primeiro refrão, o restante da obra segue apenas contando o enredo de forma correta. Vamos ver a gravação oficial como fica e principalmente na avenida como vai funcionar...

Uma história de amor
Sem ponto final
Academia do Samba é Salgueiro
No livro do meu carnaval



Na madrugada desta segunda-feira, os Unidos da Porto da Pedra escolheram o seu samba de enredo oficial. A proposta da agremiação para 2010 é contar a história da moda -- o ponto de partida é a pré-história até chegar aos atuais desfiles de moda do Fashion Rio.

A obra escolhida é a do Bira e parceiros, outra composição apenas correta e de referências claras e bem diretas a sinopse. Como o enredo trata de moda e beleza, os compositores fecham o samba como um posicionamento ao tema: "Beleza é fundamental, perdoe a sinceridade."

Como os dois enredos -- moda e livro -- são extremamente abrangentes, as escolas poderiam ter "abusado" e exigido um pouco mais dos compositores, sinto falta do lirismo, das liberdades poéticas e no caso da Porto da Pedra de uma pitada mais inteligente de humor: "Há muito tempo o homem deu no couro", achei muito óbvia e pobre.

Desse jeito fica difícil não ser saudosista, a crise economica parece ter bloqueado um pouco a criatividade dos compositores, mas ainda tenho esperança nesse carnaval, pois Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense andam inspiradíssimas e prometem. Por enquanto, a única no Grupo Especial que fez bem a lição de casa é a Vila Isabel.

Penso que as agremiações deveriam dar mais tempo para os compositores criarem suas obras concorrentes, um mês, [em alguns casos] parece ser um tempo muito curto até porque os sambistas são pessoas que trabalham, possuem outras obrigações como todo ser humano.

Se inspiração e transpiração caminham juntas no momento da criação, então, é preciso dar e valorizar mais o tempo dentro do processo de composição, além de baratear o custo, a fim de garantir novas possibilidades e outras visões, ou seja, perpetuar e preservar a qualidade dos sambas de enredo.