sábado, dezembro 13, 2008

Sobe Som...



A Rainha da Noite -- Uma das árias da ópera Flauta Mágica de Mozart. A obra foi popularizada pelo cantor Edson Cordeiro, em seu primeiro compacto. Ao lado de Cássia Eller ele travou um interessante duelo de vozes -- Ele: Agudo -- Ela: Grave. Anos mais tarde a composição na voz do dueto brasileiro virou trilha sonora da propaganda do carro Kadett da Chevrolet. Sobe som...

Enredo do meu samba...



Todo ano é a mesma história... Coisas da vida... [Risos] E a história se repete... Pois toda vez que o compacto contendo os sambas de enredo do carnaval é lançado, uma rajada de críticas macula à imagem do produto final comercializado nas lojas e no mercado paralelo.

Das 12 faixas produzidas para o próximo carnaval, a que mais se destaca é o samba da Estação Primeira de Mangueira. O Palácio do Samba vem forte para 2009. A obra começa com a participação da 'Marron' Alcione, em seguida a homenagem da escola ao mestre Jamelão e segue com a interpretação de Luizito, que assumiu no ano passado o papel de primeira voz da escola.

Em sua segunda gravação, o intérprete [Luizito] parece estar mais confiante, mais à vontade e a tendência é que ele assuma novamente papel de destaque no carnaval carioca.

O restante das gravações decepciona e deixa o disco bem abaixo da média. Quem está acostumado a ouvir os sambas de enredo em suas gravações comerciais, sempre espera que o lançamento tenha a cara dos antigos long plays das décadas de 1980, 1990, tempos aúreos e inspiradíssimos.

Pra não ser tão cruel assim, vale citar o samba dos Acadêmicos do Salgueiro que cresceu na voz do Quinho. A obra da Unidos da Tijuca que promete crescer no dia do desfile e o hors concours 'A Lenda das Sereias e os Encantos do Mar' do Império Serrano, que ganhou uma versão turbinada na voz do Nêgo.

Porém, o samba de enredo não é uma obra pra ser julgada através da pasteurizada gravação oficial, e sim durante os 82 minutos do desfile. A vida do samba de enredo começa na concentração, chega a adolescência logo no setor 1, onde estão os principais algozes de qualquer escola: O Povão -- amadurece no meio da avenida e está no ponto quando chega ao fim. Nesse momento ele pode ser ovacionado ou apenas cantado de forma a não perder pontos em harmonia e evolução.

Imortal é aquele samba que renasce após às cinzas da quarta-feira e vive pra sempre no coração e na boca do povo... e assim vai, e a vida segue...