sábado, setembro 17, 2005


São Benedito na Sapucaí!?

Finalmente após 5 anos de namoro a Caprichosos de Pilares consegue apoio do estado do Espírito Santo para desenvolver um enredo em homenagem a região.
Após a tentativa fracassada do carnaval de 2000, onde com o enredo: Brasil, teu espírito é santo! A escola tentou, mas não conseguiu atrair a atenção dos capixabas. Agora para 2006 a relação se consolidou e com o enredo do carnavalesco Chico Spinosa: "Na folia com o espírito santo, o espírito santo caprichou!". A escola adentrará a Marquês de Sapucaí cantarolando a origem do estado, sua formação étnica, desenvolvimento, cultura, culinária e religião, sem esquecer do chocolate é claro!
É a religião que chama a atenção, pois além do Divino Espírito Santo, a figura de São Benedito também é citada em algumas composições, que passam pelo momento de disputa na quadra da escola.
Agora, a grande dúvida é saber se a imagem do santo protetor dos negros estará representada na avenida, haja visto que o vilipêndio é motivo de muitas polêmicas no carnaval. E se puxarmos pela memória em 2000: Unidos da Tijuca, Beija-Flor no Rio de Janeiro e Águia de Ouro em São Paulo foram alvos da Igreja e consequente da mídia, devido a exposição de imagens de santos da religião católica.
Mas, por outro lado: Vila Maria em 2003, Vai-Vai em 2004 e Rosas de Ouro e Beija-Flor em 2005 passaram pela avenida exibindo composições estilizadas de santos em suas alegorias, e no caso da Vai-Vai, no ano dos 450 anos de São Paulo, uma imagem da Nossa Senhora da Achiropita surgia de dentro da réplica da capela da santa padroeira do bairro do Bexiga.
A polêmica tri-campeã Beija-Flor este ano levou um presépio para a avenida, além de Jesus Cristo representado por um ator. O que parece é que a mistura entre o sagrado e o profano chega cada vez mais com força ao carnaval.