domingo, julho 18, 2010

Sobe Som...

Recordar é viver...???...
 
Sobe Som...>>>...

 
Pandora's Box - OMD

Enredo do meu samba...

 Vera Sabino -- artista de Florianópilis

"Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)" esse é o título do enredo da Acadêmicos do Grande Rio para o próximo carnaval. Após enveredar por temas técnicos como o gás natural, saborosos "pero" estranhos como a alimentação e recriar uma Amazônia já debatida e revisitada -- a agremiação parte rumo ao Sul do país para cantar e narrar os encantos de "Floripa" [Florianópolis] -- usando como fio condutor os trabalhos do pesquisador Franklin Joaquim Cascaes, que ao longo da vida se empenhou em reunir e desvendar as manifestações místicas, folclóricas e os mistérios da ilha.

O enredo não é novo, porém a abordagem é diferente. A falta de novidade nos enredos é um "problema" do carnaval espetáculo, porém essa discussão é longa e tem várias janelas a serem abertas e leva tempo para fechar cada uma e mesmo assim o assunto não será encerrado, pois está em constante movimento e atualização.

Voltando ao assunto, folclore, lendas, assombrações e encantamentos sempre rendem pano para várias mangas e carnavalizar cidades turísticas não é novidade para o povo do carnaval. A saída da escola para fugir da abordagem dada pelo J30, em 1999, é justamente não sair do óbvio. Quando J30 trouxe Anita Garibaldi pra Sapucaí fez um enredo viajante, delirante fazendo um mix entre as raças e os continentes [Velho e Novo Mundo], porém sem fixar sua visão no folclore e nos dados históricos reais e oficiais. A abordagem de Caxias vai por essa linha de pensamento, do legado de pai pra filho, dos costumes, das tradições populares e da valorização da cultura local, o que promete ser revelador e didático.

Viradouro 1999 - Anita Garibaldi - Heroína das Sete Magias