quarta-feira, agosto 12, 2009

Enredo do meu samba...


Unidos de Vila Isabel 2010 - Martinho da Vila


Parece que o compositor e cantor Martinho da Vila resolveu dar um up no seu samba de enredo concorrente na Vila Isabel, quem ouviu; ouviu, quem não ouviu, agora só no Youtube pra ter acesso a primeira versão divulgada na última sexta-feira.

Adequar letras é uma prática muito comum no mundo do samba. Tem obra que se torna outra antes mesmo da gravação oficial. Alguns carnavalescos sugerem aos compositores que mudem partes do samba para que ele aborde melhor o enredo, -- o mais estranho pra quem acostuma ouvir os concorrentes é ver a fusão de duas ou mais obras, pois fica o trecho de um, misturado com o refrão do outro -- coisa de maluco total.

No carnaval deste ano uma das obras que sofreu várias alterações foi o samba de enredo da Pérola Negra, que desfila pelo Grupo Especial de São Paulo, dia desses, ouvi a versão concorrente e fiquei viajando, pois a diferença é bastante significativa. Em 2004, foi a Beija-Flor que enquadrou os compositores dos sambas favoritos e sugeriu alterações para que as obras se adequassem ao tom do Neguinho da Beija-Flor.

Agora é esperar a nova versão da obra de Martinho da Vila que é apontada como a favorita para representar o bairro de Noel e o centenário de nascimento de Noel Rosa.