quinta-feira, abril 30, 2009

Enredo do meu samba...


A dança das cadeiras está agitando os bastidores do carnaval carioca e mexendo com a carreira de muitos profissionais do mundo do samba. O rebuliço começa logo após a leitura das notas na quarta-feira de cinzas, mas é na noite de sábado das Campeãs, que a coisa começa a tomar forma -- bom para uns, péssimo para outros.

Todo ano acontecem alterações nas equipes, mas esse ano, parece que a coisa está sendo mais profunda do que o habitual. Rupturas, retornos, retrocessos e algumas surpresas.

A agremiação que vence, volta com a responsabilidade de manter o título, fato que nem sempre acontece, a escola que sobe tenta permanecer e as intermediárias nadam contra a maré, que sempre as puxa pra baixo.

Até 2010, os carnavalescos terão que lidar com os efeitos da crise econômica, que afetou todos os setores e também a produção cultural. Por isso, as agremiações estão atentas ao enredo patrocinado sobre os 50 anos de Brasília.

A escola de samba que agradar os mecenas vai receber uma bela bolada, que equivale a um carnaval desenvolvido pela Beija-Flor. Por falar na Beija, ela também entrou na luta pelos recursos.

O carnavalesco Paulo Barros volta está de volta ao morro do Borel, de onde saiu prematuramente. Seu trabalho na Tijuca era muito bom, de certa forma inovador, divertido, de fácil leitura e aceitação. Porém, não funcionou na Viradouro e na Vila Isabel ficou com cara de coadjuvante.

A Imperatriz juntou novamente o carnavalesco Max Lopes e o intérprete Dominguinhos do Estácio -- ambos estiveram na escola no final da década de 1980 e começo dos anos 90. Seria um deja vú?

O mentor do Funk em Lata Ivo Meirelles é o novo presidente da Mangueira. Eleito por W.O, ele volta ao Palácio do Samba literalmente nos braços do povo e já chegou trazendo de volta Beth Carvalho, que se afastou da escola, em 2007, quando não lhe deram um lugar na alegoria que trazia os imortais da Acadêmia Brasileira de Letras.

Ivo tem como desafio trazer de volta o brilho da Verde e Rosa que tem enfrentado crises internas que tem maculado sua imagem e afetado em parte o resultado final de seu carnaval...

E a dança continua...

Charge do Dia...


Nunca na história deste país, os sintomas de uma gripe causaram tanta confusão na cabeça das pessoas... É uma gripe sem precedentes...!!!...