domingo, setembro 10, 2006

Horário Eleitoral - eu me lembro!

Assistir o horário político é um grande lance! No ano mais fraco politicamente para o país. Em que sujos e mal lavados tentam bancar de bons moços para conquistar o seu "CONFIRMA". Caminhamos e cantamos e seguimos a canção!
De um lado, o PSDB, com uma campanha clean, pólida e articulada tenta não atirar nos patos. Mira na cabeça mais atira no rabo. Só pra sapecar!
O PT por outro lado, finge não ter passado. O presidente não pode mais mostrar suas imagens em campanhas em porta de fábrica, pois ele não é mais do povo: virou o vilão, do bordão FORA LULA!
Vivendo de passado, Quércia vem com aquela conversa fiada de vou fazer e acontecer, os VT e as fotos já estão amareladas: "foi um tempo que passou, que te trouxe e te levou". Ele se esquece que as escolas estaduais viviam em greve na sua época. Eu era criança, mas me lembro muito bem!
E o SUS, vai pagar todas as contas, como diria a Alda. Vou te contar: "era uma vez", um país chamado Brasil, que foi explorado e "conquistado" pelos gigantes de botas.

Odin e Chacrinha?

Rosa Magalhães, a carnavalesca da Imperatriz Leopoldinense, volta a cena em 2007, apoiada no patrocínio norueguês. Depois de amargar um desfile pobre e muito criticado pelos especialistas, a artista faz um mix cultural e põe Odin e Chacrinha na mesma barca.
O deus nórdico e o símbolo maior da tropicália dão as mãos, em prol de contar a história do peixe salgado que conquistou os brasileiros.
A história do bacalhau é o pano de fundo de "Teresinhaaa, uhuhuuu!!!! vocês querem bacalhau?".
Um enredo engraçado é que promete surpreender, mas não empolgar, pois tudo indica que a escola de samba mais técnica do carnaval carioca, volta com sua frieza, inspirada em Asgard e precisão para arrebatar outro título.
MISCELÂNIA - Para "agitar a massa", a escola trará Thor e os seres da mitologia nórdica, da península Ibérica os portugueses que trouxeram o bacalhau paras as terras de Vera Cruz. Do Nordeste o Bacalhau do Batata, bloco de frevo que tornou-se "cult", no último dia do carnaval de rua de Olinda.
REVIVAL - A salada não é nova na escola, em 2002, Rosa contou a história de Campos de Goytacazes, para isso, buscou inspiração nos índios canibais, fonte de inspiração para os artistas da Semana de Arte Moderna, que com suas manifestações culturais decidiram devorar a hipocrisia da sociedade brasileira da época.
Para fechar o enredo daquele ano, Carmem Miranda, representada pela figura de Walquíria Miranda.
Vale lembrar também 2005, quando a turma do sítio do Pica-Pau Amarelo encontrou-se com os personagens de Handersen, formando uma grande confusão fabulística.
SAMBAS - Entre os sambas, a composição de Eduardo Medrado, Kleber Rodrigues, “Seu” Nelson e Diego Moura, destaca-se mais uma vez como uma bela obra, resta saber se é isso que a escola quer!

Esquentando os Tamborins

"Enquanto a samba a festa contínua", já dizia um novo-velho samba. Enquanto em Brasília: 19 horas, no Rio o "bicho" pega. Como diria Tinga da Vila Isabel: "solta o bicho". Para quem ainda não adquiriu o carnê da fantasia 2007! Corra, pois no próximo ano o espetáculo promete ser ainda melhor.
Já antecipado pelas tendências do SPFW, os temas africanos voltam a todo vapor no Rio. Beija-Flor, Salgueiro, Porto da Pedra irão falar abertamente do continente.
Os ganchos são os mais diversos. O da Beija-flor faz um movimento circular começando pelo país e chegando a "pequena África", a Gamboa: local em que foi construída a cidade do samba.
O Salgueiro promete retormar o rumo de sua embarcação e volta a sua origem com Candaces, uma exaltação as rainhas africanas. A safra de sambas-de-enredo da escola tijucana, há muito tempo não surpreendia. Nos últimos carnavais, Moisés Santiago despontou com suas composições, mas para 2007, o compositor tem bons concorrentes.
O grande trunfo do sambista é a superprodução da gravação do samba oferecendo ao ouvinte uma bela obra apoiada em recursos e nuances precisas.
O enredo da Porto da Pedra pega carona na próxima Copa do Mundo e fala da África dos brancos, das desigualdades, do apartheid e de Nelson Mandella.
Indiretamente fala do continente africano: a Mangueira com seu enredo sobre a Língua Portuguesa, em que relembra as contribuições dos negros iorubás para a formação da nova língua.
Personalidades negras também serão homenageadas. Entre elas, estão Artur Bispo do Rosário, "o Bispo do Rosário" e Aleijadinho "o mestre do barroco mineiro."
A negritude está em festa em 2007.

Terra da Encantaria

Once upon a time! Depois de passar uma semana no Maranhão --lugar do qual não me canso de falar (risos) é preciso voltar à realidade. Mas, antes disso algumas considerações sobre a Terra da Encantaria:
- em primeiro lugar estou com saudades de lá;
- em segundo, o lugar é muito bom pra quem gosta de calor;
- se gosta de lendas e folclore é o lugar perfeito, pois elas sobrevivem até hoje no imaginário popular;
- é a chance de ver um refrigerante cor-de-rosa, fazer mais sucesso que a internacional coke;
- é a oportunidade de comer bem e pagar relativamente caro, pois os lugares mais bonitos também são os mais custosos;
- faça amizades;
- ande pelo centro histórico, pela vielas com chão de pedra (bom exercício para as pernas);
- compre sorvete de uns "tiozinhos" que andam pela rua. Além de saborosos são baratos;
- ande de ônibus como um local;
- não compre lembranças no aeroporto, pois no centro histórico custam bem menos;
- traga Jesus pra casa e dê de presente as pessoas que gosta;
- vá no período de festas: Divino, bumba-meu-boi ou carnaval;
- assista uma roda de tambor de crioula;
- freqüente o ensaio de um boi;
- pra matar as saudades dos amigos ou da família vá a uma lan house é mais barato que telefonar;
- veja a alegria dos bailarinos que dançam cacuriá;
- vá a praia;
- visite Alcântara;
- aprecie a arquitetura;
- use filtro solar sempre;
- se for no período de inverno prepara-se para um banho de chuva;
- senão gosta de água fria, aprenda a gostar;
- tire uma foto na fonte do Ribeirão;
- cuidado com Ana Jansen, nas noites de sexta-feira;
- visite dos museus;
- o centro histórico nos fins de semana se transforma;
- vá em um bar reggae, mesmo que não goste lá se ouve música puramente jamaicana;
- coma doce de espécie na festa do Divino;
- vá a Casa das Minas;
- tenha bons amigos na cidade, pois eles serão sua referência pra fazer tudo isso;
- não tenha vergonha de perguntar;
e seja muito feliz na Ilha dos Amores, onde quem vai sempre volta!

De volta ao mundo dos blogs!

Xi! Nem lembrava mais o endereço do blogspot, depois de um "jejum blogueiro", estou de volta, para blogar um pouco e passar o tempo. Nas próximas páginas do Tenho Dito, cousas mais pra rir do que para chorar, porque de chato já basta o seu vizinho ouvindo o cd pirata do Calypso.