terça-feira, maio 06, 2008

História em Monumentos

Daniel Faria

Lendo a matéria de capa do Guia Nº341, do jornal O Estado de S.Paulo, descobri que entre as várias esculturas espalhadas pela cidade de São Paulo, uma das poucas que conheci, a suposta Diana, que fica no Parque da Luz, na verdade é Amaltéia e a Cabra de Júpiter.

Um dos fatores que ajudou a socióloga do Departamento Histórico (DPH), Fátima Antunes, a identificar o equívoco ocorrido na identificação da escultura, foi a pose da suposta deusa. Segundo a socióloga, Diana sempre é representada por uma mulher trajando túnica, segurando um arco e flecha e com animais por perto, geralmente um veado.

Segundo a reportagem, a pseudo-Diana chegou ao Brasil, entre 1911 e 1914, mas só agora foi detectado o engano na identificação.

Durante o levantamento de dados do meu TCC, em 2006, passei duas vezes pelo local e registrei uma imagem da escultura, sem saber inclusive que ela era tão importante para a história de São Paulo.

Entre as outras esculturas citadas no texto, está a da "Mãe Preta", que fica no Largo do Paiçandu e protagonizou uma das cenas mais interessantes da minissérie Queridos Amigos, quando o personagem Leo (Dan Stulbach) adormece nos braços da representação de uma ama-de-leite.
CARNAVAL - Nas comemorações dos 450 anos de São Paulo, a Rosas de Ouro optou por homenagear São Paulo contando a história da cidade através de seus monumentos, o resultado plástico do desfile foi bem interessante e de certa forma didático.

Para concluir esse papo: Amaltéia é a ninfa que amamentou Júpiter com leite de cabra, quando ele era jovem. A menor lua do planeta Júpiter também recebeu o nome da ninfa.