terça-feira, setembro 30, 2008

Enredo do meu samba...


Fotos: SRZD Carnavalesco
Se por um lado o luxo da Beija-Flor causa espanto, por outro a simplicidade da Unidos da Tijuca é algo que assusta a principio. Longe de obter grandes recursos para produzir seus desfiles, a agremiação do morro do Borel, se vira do jeito que dá e desde a época em que era comandada por Paulo Barros aprendeu a fazer enredos criativos e de leitura simples e objetiva.

A proposta para o próximo ano é uma viagem pelo espaço. Os recortes vão desde os estudos científicos até o lúdico do imaginário infantil, de onde foram retirados os personagens da ficção como os Cavaleiros do Zodíaco, Os Homens de Preto, o Nacional Kid, Dr. Spoke, o Marvin, entre outros. Agora é ver até que ponto a simplicidade irá conseguir superar o luxo e a originalidade das concorrentes.

Enredo do meu samba...

Fotos: SRZD Carnavalesco
A 'Deusa da Passarela' mostrou mais uma vez que não está de brincadeira e que pretende arrebatar o título de tricampeã no próximo carnaval. Pois é. Enquanto em NY o caos com a queda da bolsa de valores assusta e repercurte no mundo inteiro, na comunidade Nilopolitana, berço da Beija-Flor, o clima era de noite de apresentação de protótipos. Ou seja, o momento de ver em cores e formas as próximas fantasias que a comunidade que impõe respeito irá pra Marquês de Sapucaí.

O enredo é sobre a história do banho, algo que deve percorrer praticamente toda a história da humanidade, desde os primórdios até os dias atuais, mas como já era de prever o momento de ápice da passagem da escola será o fechamento. Saravá. Axé. E viva o banho de descarrego.

Os carnavalescos irão trazer no último setor da escola, representações trajando vestes dos orixãs mais conhecidos de África, em fantasias, nunca vistas na Sapucaí. As composições lembram em muito os antigos destaques de chão, pois, nos carnavais de antigamente (clichê desnecessário, mas enfim) somente manequins e esculturas compunham as alegorias, nenhuma pessoa subia nos carros.

Um dos protótipos que me chamou atenção e causou até uma sensação de Deja Vú, foi a fantasia cantando no chuveiro, que me lembrou o traje usado pelo personagem Daniel San (RALPH MACCHIO), no filme Karatê Kid. Para quem não se lembra é um tipo de armação de boxe circular com uma cortina de plástico e um chuveiro no meio. Ele usou o traje na festa a fantasia da escola, mas acabou com a caracterização quando teve que fugir da gangue dos caveiras liderada pelo bad boy da história.

Agora é esperar pra ver se a solução apresentada pelos carnavalescos será viável e possível de ser reproduzida com fidelidade para o conjunto das alas. Se isso acontecer, vai dar bastante trabalho...