terça-feira, fevereiro 20, 2007

Enfim Sapucaí: Duelo de Titãs











Fotos UOL
"Olodumarê, o deus maior, o rei senhor, Olorum derrama a sua alteza na Beija-flor, Oh! Majestade negra, oh! mãe da liberdade, África: o baobá da vida ilê ifé, Áfricas: realidade e realeza, axé, Calunga cruzou o mar, Nobreza a desembarcar na Bahia, A fé nagô yorubá, Um canto pro meu orixá tem magia, Machado de Xangô, cajado de Oxalá, Ogun yê, o Onirê, ele é odara."
Cláudio Russo, J. Velloso, Gilson Dr e Carlinhos do Detran - Beija-Flor - 2007
(*)
Depois de uma noite preparatória, eis, que as escolas de samba carioca resolveram de fato dar suas cartas e abriram o jogo tradicionalmente no segundo dia dos desfiles.
À primeira a pisar o solo mágico da Sapucaí foi a Porto da Pedra, que narrando o primeiro enredo sobre a África da noite, fez uma apresentação razoável alimentada por um samba-de-enredo cansativo de ouvir, pois, o tom baixo reforçou o clima de lamúria inicialmente proposto pelas alegorias e fantasias.
Surpresa - Se alguém tinha dúvidas sobre a força da Unidos da Tijuca após a saída de Paulo Barros, a resposta veio num divertido enredo sobre a fotografia. A atual dupla de carnavalescos da agremiação mostrou que a presença do "mago das revoluções" foi importante. Porém que navegar era preciso e melhor também! Com isso, a nação Tijucana cresceu na avenida, mostrando um diferencial importante um melhor cuidado com o acabamento das alegorias, fato que não é o forte de Barros.
Pinto no Lixo - Narrando um dos temas que mais conhece e sabe tratar: a raça negra. O Salgueiro deu um banho de axé e brindou o público com a melhor apresentação dos últimos anos. O enredo Candaces colocou a escola na lista das favoritas e mostrou que Renato Lage, antes conhecido como o high tech, superou sua fase Mocidade Independente e está preparado para ser novamente campeão.
Vitórias Internas - A Portela mostrou que a Sapucaí 2007, tornou-se um palco de reconciliação. Com duas vitórias internas significativas: a volta de Wilma Nascimento e a escolha do samba-de-enredo de Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, como o hino para a apresentação da águia. A escola de Madureira selou um pacto com suas dívidas do passado e mesmo que não conquiste o seu 22º título, os baluartes terão muito o que comemorar.
Meio termo - Sem usar a emoção como tônica de seus desfiles, a Imperatriz e a Grande Rio passaram sem causar impacto, mas deixaram a maneira de cada uma, sua marca no carnaval 2007.
A saga do bacalhau cantada pela Imperatriz mostrou que a escola com dinheiro funciona bem melhor e abusando dos tons cítricos e avermelhados deu vida aos deuses nórdicos e seus vários seres mitológicos.
A história do munícipio de Duque de Caxias passou de forma agradável na avenida. O ponto alto da apresentação ficou por conta da comissão-de-frente coreografada por Renato Vieira.
Perfeita - Com uma mescla bem dosada de elementos rústicos e luxuosos, a Beija-Flor encerrou as apresentações do carnaval deste ano. Entre seus destaques, estão a alegoria do Maracatu Elefante Branco, as pretas-velhas do carro que relembrou Agotime, a fundadora da Casa das Minas de São Luís do Maranhão e a personificação da orixá Oxum, no carro que homenageou a Tia Ciatá: a mãe do samba.
Vox Populi - Basta saber agora como os jurados interpretaram cada informação e analisaram os detalhes, efeitos e defeitos de cada agremiação. Segundo a enquete do carnaval Globeleza, na opinião do público a Portela fez a melhor apresentação.
Mas, a opinião dos telespectadores fica no campo da identidade com o tema e empatia com a agremiação. Um fato que me deixou perplexo e que na mesma pesquisa, a Tijuca foi apontada como uma das candidatas ao rebaixamento ao lado da Porto da Pedra.
De todos os enredos desfilados na Sapucaí creio que o da família tijucana seja o mais simples, divertido e de rápida indentificação e aceitação. Mas, como diria J30: "quem gosta de pobreza é intelectual."
Legados - Por mais um ano, as escolas de samba trouxeram para a atualidade importantes momentos da história da humanidade e de certa forma contribuíram em muito para a veiculação e divulgação desses contextos que servem de referencial temático e base para outras pesquisas.