sexta-feira, agosto 03, 2007

Há controvérsias


Henrique Matos

Em, 1991 a pequena notável foi relembrada no enredo: "Brasil Brega e Kitsch", do Estácio de Sá. No refrão do samba-de-enredo escrito por: Maneco, Orlando e Jangada, a polêmica citação:


Gira baiana, girou
Carmem Miranda virou
Americana, rumbeira


Porém, no mesmo ano a Vila Isabel, com seu : "Luiz Peixoto – e tome polca", defendeu a South American Way. E com os versos escritos por: Adil, Celsinho, Jorge Secretário e Helinho afirmou:


Com sua divina vocação
criou, criou, criou...
que a pequena notável,
dolarizou e não americanizou
e a Vila, faz na folia um sarau
polca-sambando neste carnaval


Coisas de carnaval! E tudo depende do ponto-de-vista e da leitura usada no fichamento, sem contar é claro, as tais licenças poéticas que permeiam a cantoria. Deixando 1991 de lado e pousando em 2002, vamos encontrar outras controvérias. A história do vôo, na versão dos Acadêmicos do Salgueiro e da Beija-Flor. A primeira (patrocinada pela TAM) partiu dos experimentos de Leonardo da Vinci. Já a sua concorrente optou por começar nos idos tempos da pré-história, no vôo das borboletas e dos tapetes mágicos das mil e uma noites. Tudo isso sob os olhos atentos da Varig.
Detalhe: No sorteio que definou a ordem em que cada uma iria se apresentar, as duas além de caírem no mesmo dia, ainda foram na seqüência.
E para 2008! Aguarde mais entrelaçamentos e polêmicas históricas, pois muitos enredos se complementam e se estressam entre si...

Taí!



Lá pelos idos de 1972, os sambas-de-enredo eram bem menores. Mais divertidos e leves! Apesar de contar um enredo, eles não tinham o compromisso de serem fiéis a ideologias ou conter informações e referências a seus patrocinadores. Apesar de algumas escolas optaram por narrar fatos da história oficial.
Abaixo segue a primeira versão do enredo a respeito de Carmen Miranda, que em 2008, passará por um "remake" e nas mãos de outros compositores irá ganhar nova roupagem:


Autores: Heitor Achiles, Maneco e Wilson Diabo

Uma pequena notável
Cantou muito samba
É motivo de carnaval
Pandeiro, camisa listrada
Tornou a baiana internacional
Seu nome corria chão
Na boca de toda gente
Que grilo é esse
Vou embarcar nessa onda
É o Império Serrano que canta
Dando uma de Carmem Miranda
Cai, cai, cai, cai
Quem mandou escorregar
Cai, cai, cai, cai,
eu não vou te levantar, ôba