sexta-feira, junho 27, 2008

Charges do Dia




Momento A.U.D.I.O.V.I.S.U.A.L.

Enredo do meu samba...



Mais uma sinopse para o próximo carnaval acaba de sair do forno. Agora é a vez dos Acadêmicos do Grande Rio contar como estão se preparando para narrar o ano da França no Brasil, que será comemorado em 2009. O texto escrito pelo jovem carnavalesco Cahê Rodriguês recebeu o apoio do médico e historiador Hiram Araújo, que foi [e continua sendo] um dos grandes pesquisadores do carnaval carioca.

O texto passa claramente a idéia de como será desenvolvido o desfile da escola. Para dar o impacto visual necessário o luxo do Palácio do Rei Luís XVI [Rei Sol] estará representado já no primeiro setor.

Não é um enredo inédito do ponto de vista dos recortes que se seguem. A escola irá representar os momentos em comum, que marcam o elo França-Brasil. O lema da Revolução Francesa que foi inspirado na vida dos indigenas brasileiros, a Belle Époque do prefeito Pereira Passos, a missão francesa, a França Ántartica e até Santos Dummont são citados dentro da sinopse.

Embora não seja inédito, o enredo me soa bem. Ainda mais para uma agremiação como a Grande Rio, que nos últimos anos tem feito desfiles bons plasticamente, mas fracos de conteúdo. Uma repetição de temas patrocinados que até foram de certa forma bem desenvolvidos, mas não chegam perto da habilidade de outras agremiações em transformar patrocínio em carnaval sem referências diretas ao mecenas.

Espero que com essa viagem europeía-brasiliana seja desenvolvido um carnaval melhor, com um samba realmente bom, rico em melodia e letra, bem estruturado e sem tantos chavões e firulas. Au revoir!

Imagem do Dia

Rafael Andrade/Folha Imagem

"Balões vermelhos são vistos nas areias da praia de Copacabana, zona sul do Rio, nesta sexta-feira, em protesto da ONG 'Rio de Paz'; a idéia é a de simbolizar as pessoas que poderão morrer, até o fim do ano, vítimas da violência no Rio de Janeiro."