segunda-feira, setembro 21, 2009

Sobe Som...

Pegando uma carona na onda de Celebração proposta pelo novo trabalho da Madonna. Venho por meio deste post celebrar minhas mais de 400 "blogadas" esse ano no Tenho Ditto, o blog que começou de forma timida, em 2005, foi ganhando força ao longo dos anos e agora já é um hábito diário, como beber café todos os dias... Gostaria de agradecer aos que me visitam, aos que comentam, enfim, a todos que reservam um tempo do seu dia pra ler, assistir e ouvir tudo que se passa por aqui... Obrigado e Sobe Som...


Madonna - Celebration

Enredo do meu samba...

Pra começar a semana, que na verdade teve inicio, ontem, vamos de 'Enredo do Meu Samba'... Hoje o tema será 'Brasil de Todos os Deuses', o enredo da Imperatriz Leopoldinense que pra variar já tirou da disputa 2010, o samba de um dos meus compositores favoritos Eduardo Medrado e parceiros.

A Imperatriz tem uma ala de compositores invejável, nos últimos anos mesmo não tendo faturado o título de campeã, a agremiação tem nos brindado sempre com bons sambas de enredo. Afinal de contas esse é o legado que as escolas de samba deveriam deixar a cada ano, pois toda manifestação cultural precisa de renovação e continuidade, ou seja, de oxigênio pra sobreviver enquanto identidade e patrimônio histórico da instituição carnavalesca.

Retrocedendo...<<<

A cada carnaval vários obras são compostas, inúmeras descartadas, enquanto estava no ar o site 'Esquentando os Tamborins' revivia algumas obras semanalmente no quadro 'A volta dos que não foram' na Rádio Tamborins. Atualmente somente a sessão 'Fonogramas' do site Galeria do Samba permite aos internautas ouvir os sambas de enredo que ficaram pelo caminho.

Voltando...>>>

Dos sambas de enredo que permanecem na disputa, acredito que o mais aclamado e comentado tem sido o do Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga. A obra gravada pelo Nêgo é de fato muito boa de ouvir, não sou a pessoa mais habilitada pra julgar os quesitos técnicos aplicáveis a estrutura da melodia e letra, mas acho que consigo definir de forma razóavel o que é muito bom do que é mais ou menos e esse samba não está sendo elogiado em vão.

Porém, outras sete composições também concorrem ao posto de hino oficial e até o dia da final, a tendência é que cresçam e caíam cada vez mais no gosto da comunidade e dos fãs da agremiação. Outro samba que vale mencionar é o do Dominguinhos do Estácio que além de ser o dono do microfone principal no carro de som, ainda está na disputa defendendo a composição da qual é um dos compositores.

Ouça:


Zé Katimba, Armenio Poesia, Fredy Vianna, Mauricio Paiva e Inácio Rios


Dominguinhos do Estácio, Jorge Xavier, Cláudio Gama, Cristóvão e Ribamar


Leandro Thomaz, Clebinho da Imperatriz, Ronaldo Faria, Neto e Edu da Penha


Carlinhos China, Brandãozinho da Imperatriz, Felipe Dias Black, Fernando Vasconcelos e Eduardo Pau Queimado


Iuri Cruz, Frank, Edson e Lucas


Di Andrade, Aldir Senna, Joca, Claudia Brasil e Bira da Globo


Jorge Arthur, Valtenci, Otto, Josimar e Carlos Kind


Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga

(*) Vídeos publicados no Youtube pelo site SRZD/Carnavalesco