domingo, janeiro 15, 2006

Moda - Para que serve?





Em 2006, a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) está divulgando na mídia que estreará seu curso de moda. Estreará sim! Pois, curso de moda só pode estrear e não simplesmente iniciar.
Gisela (Gisele Bündchen), como diz Regina Guerreiro crítica de moda do Fashion Week, declarou durante sua participação no Fashion Rio: "que não segue moda, e que pode usar a mesma roupa por dez anos."
Os eufóricos da coisa moda, devem ter ficado boquiabertos, assim como os antenados, entendidos e desentendidos de plantão.
Para que serve a moda? Se no rufar dos tambores, e no contar das moedinhas no bolso, o recurso do povo é apelar para as lojas populares. Entre os exemplos temos as famosas roupas da K2B!
A dita moda das passarelas vende conceito, porém algumas grifes trabalham com os modelos em seus showroom montados no backstage - e vende.
Pois, lojistas mais ousados trazem para os mortais de aqui e de acolá as inovações da próxima coleção.
Porém, o que vale é sempre buscar o seu próprio estilo, simples, despojado, elegante, exuberante. Agora, tentar criar um personagem é a pior furada. Tem gente que extrapola o limiar da dor e traz do guarda-roupa para às ruas: um show de bizarrice.
Ninguém precisa seguir o conceito Vogue para ser feliz, haja prata no bolso! Mas, também não dá para ser o visual revista Ana Maria, o tempo todo.
A moda popular tenta homogeneizar às pessoas, acondicionando-as em embalagens hermeticamente fechadas e milimetricamente iguais. Alisa o cabelo da negra, tinge o cabelo da parda de loiro barroco-mineiro-ofuscante-intenso nº5.
Pera aê! Cada um é um! Baixo, gordo, alto, magro. O chique como diria a Marie Claire é ser elegante.
O que não vale é magoar a gente, peraê...Carmen Miranda fazia show, não vale de sair de baiana na rua, ou achar que o fato de Carla Perez ser garota propaganda de loja dá poderes supremos a entidade de tudo pode!
O espelho é o melhor amigo do homem! E a bruxa da Branca de Neve já sabia disso há muito tempo. Ficou em dúvida? Use a técnica das cinco peneiras, olhe dez vezes para o espelho, reze muito e com fé, queime um incenso e na dúvida repita todo o ritual.
Não precisa consultar nenhum universitário, vá para à rua, e seja feliz, pois o melhor de ser fashion é ter um bom conteúdo e conjunto.
Só uma observação: passar em frente de obra não vale! Pois, muitos dos trabalhadores estão longe de casa, há mais de uma semana, milhas e milhas distantes do seu amor...