quarta-feira, agosto 19, 2009

Enredo do meu samba...

Capa de Revista Manchete de 1967

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Fotografia e elas nunca estiveram tão em alta, pois com os vários sites de relacionamentos espalhados pelo ciberespaço, tirar e publicar fotos é uma das ações mais comuns entre os internautas, que fazem questão de atualizar seus álbuns a cada novo evento. Até o twitter possui espaço específico para que os "twitteiros" postem suas imagens e divulgem por meio de links aos seus seguidores.

Desfile de 1991 da Unidos do Cabuçú

Aproveitando a data, vou juntar fotografia com carnaval e viajar um pouco pelas agremiações que já abordaram o tema. Não posso começar essa conversa sem citar a principal revista sobre o assunto, quem não se lembra das famosas capas da edição de carnaval da Revista Manchete? Pois é. Toda quarta ou quinta-feira após os desfiles ela chegava as bancas, ilustrando em suas páginas os melhores clicks da festa da carne pelo país.

Capa da Revista Manchete de 1965

Em 1991, a Unidos do Cabuçú fez uma homenagem a Adolfo Bloch, dono da revista e da rede de televisão Manchete, por meio do enredo "Aconteceu Virou Manchete." No carnaval de 1998, foi a vez da Camisa Verde e Branco, que desfilou na passarela do Anhembi , em São Paulo, o enredo "Fotografia aos olhos do mundo, nas lentes da verde e branco."

A alegoria da Tijuca reproduz a foto da garota Kim Phuc feita pelo fotográfo Nic Ut, durante a Guerra do Vietnã, em 1972. Foto: Liesa

Depois de passar um tempo longe das passarelas do samba, o tema voltou a ser abordado, em 2007, pela Unidos da Tijuca que apresentou "De lambida em lambida, a Tijuca dá um click na avenida."

A agremiação fez um passeio pela história da fotografia, começando pela Idade Média, quando acreditavam que as máquinas fotográficas eram uma criação demoníaca, responsável por aprisionar a alma das pessoas que eram fotografadas. A forma como os carnavalescos Luiz Carlos Bruno e Lane Santana desenvolveu o enredo tornou o desfile de fácil leitura e compreensão.

Entre os momentos recordados durante o desfile, estavam as fotos de família, o fotojornalismo, as clássicas fotos de borracharia, as de viagem, as de carnaval e a fotografia digital. Sem esquecer também dos personagens como o lambe-lambe e o turista.

Assista ao trecho do desfile da Unidos da Tijuca de 2007:


A Manchete foi novamente homenageada no carnaval deste ano. Dessa vez a responsável por reviver os tempos do emissora foram os Acadêmicos do Dendê, que desfilaram o enredo "Pode preparar o seu confete que este ano na Avenida tem Manchete."

Embora o título do enredo cite a vinheta de carnaval da emissora, a sinopse e o samba de enredo incluem a revista, que foi um dos grandes sucessos não só por sua cobertura carnavalesca, mas também do cotidiano do país e do mundo.

Assista ao vídeo do desfile dos Acadêmicos do Dendê 2009: