sábado, setembro 20, 2008

Enredo do meu samba...

Finalmente vai começar uma das mais esperadas disputas de samba de enredo da pré-temporada 2009. Pois é! A águia da Portela começa a alçar o seu vôo e nos braços do enredo - E por falar em Amor, onde anda você? [Nada mais portelense] a azul e branco de Madureira pretende repetir o sucesso do carnaval 2008.

A sinopse do enredo é recheada de poesia e já antecipa mais ou menos como será a divisão e desenvolvimento do desfile da escola na avenida. Entre os temas abordados está a presença, a ausência e as tranformações causadas pelo amor na vida das pessoas.

O amor divino, os cavaleiros da Távola Redonda, o amor eloqüente que levou o imperador Shanh Johan a construir o Taj Mahal para servir de sepultura a sua amada, o amor entre os animais, o amor de mãe, ao futebol e o amor virtual, com direito a uma passagem pelo orkut e também o amor pelo carnaval e principalmente a um de seus maiores simbolos, como cantou em versos Paulinho da Viola...foi um rio que passou em minha vida... O amor do portelense por sua águia não poderia ficar de fora.

Ainda não consegui ouvir todos os sambas, mas os que eu já ouvi me impressionaram bastante...

Revirando o baú...

Em 1991, eu cursava a 7ª série do antigo primeiro grau, o que equivale hoje a 8ª série do chamado ensino fundamental. Naquele ano estreou um dos folhetins mais cults da década de 1990, a novela Vamp, que ia ao ar, às 19h. Confesso que eu morria de vontade de ficar em casa só pra assistir. [Risos]

Desde o primeiro capítulo, o folhetim teen já demonstrava a que veio, pois, a cena da vampira pop star Natasha (Cláudia Ohana) fazendo uma performance com um dos hits mais famosos do Enigma, em plena Europa já era de surpreender.

Mas, a novela rendeu também cenas clássicas de pura comédia. Entre elas, o dia em que o poderoso vampiro Vlad (Ney Latorraca) fez uma versão brasileira do videoclip 'Thriller' (1982) do cantor Michael Jackson.

Porém, o que mais me surpreendeu na época, era a febre vamp instaurada pela novela. As garotas descoladas adotaram os tops pretos complementados por uma sobreposição transparente por cima. Batons e unhas nas cores preta e vermelha. Até o apresentador Sérgio Mallandro, que comandava nas tardes de sábado o programa Show do Mallandro, na Rede Globo, promoveu um concurso, em que grupos de garotas a caráter faziam performances com o famoso hit 'Noite Preta', da cantora Vange Leonel.

Para quem quiser recordar ou conhecer a abertura da novela Vamp, basta dar um play no vídeo. Bons tempos...