sexta-feira, janeiro 30, 2009

Enredo do meu samba...



O Império Serrano é uma das escolas mais tradicionais do carnaval carioca. Seu legado material e imaterial para a maior festa popular do país é grandioso. Vários de seus sambas de enredo ganharam novas roupagens e se tornaram sucessos da MPB.

É aquela coisa, você pode até não gostar do Império, mas tem que respeitar. Nos últimos anos a agremiação tem tentado se reerguer e entre erros e acertos tem conseguido bons resultados.

Dos fatos mais engraçados e trágicos que me recordo está o desfile de 1991, quando a escola homenageou os caminhoneiros e colocou na Sapucaí carretas ligadas, o que não é permitido pelo regulamento. Em 1997, quando era celebrado os 50 anos de fundação, ao invés de fazer um enredo autoral sobre o jubileu de ouro, a opção foi falar do Beto Carreiro -- que Deus o tenha. O desfile foi trágico, o homenageado até que tentou, mas a coisa não foi.

Em 2007, o Império fez um de seus melhores desfiles nos últimos tempos, mas infelizmente foi rebaixada para o Grupo de Acesso. No ano seguinte reeditou o enredo sobre Carmem Miranda e foi beneficiada com o retorno ao Olimpo. Agora os imperianos devotos de São Jorge têm a chance de mostrar a garra e a força da Serrinha.

No video acima uma matéria bem animada com os componentes da escola, que em 2009, tem a árdua tarefa de abrir os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro com a reedição do enredo de 1976, "A Lenda das Sereias e os Mistérios do Mar."

Enredo do meu samba...

Os preparativos da minha querida Mocidade Independente de Padre Miguel, que irá homenagear os escritores Machado de Assis e Guimarães Rosa:



Os preparativos da monumental Império de Casa Verde. A escola paulistana tem produzido nos últimos carnavais alegorias gigantescas e articuladas que impressionam pela beleza e riqueza de detalhes:



Para fechar a sessão de hoje, um pouco de Estação Primeira de Mangueira. Em 2009, a verde e rosa apresenta a formação do povo brasileiro sob a ótica de Darcy Ribeiro: