domingo, agosto 16, 2009

Enredo do meu samba...

Abre-Alas do Império do Progresso que foi a terceira escola a se apresentar na sexta-feira com o enredo "Na Rota das Índias, o Brasil é Sempre o Caminho"

Final de semana agitado no mundo do samba. Nas noites de sexta e sábado aconteceram as apresentações das escolas de samba virtuais que desfilam pela Liesv (Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais) e ontem à tarde foi a vez da Portela apresentar seus sambas de enredo concorrentes para o carnaval 2010.

As transmissões dos desfiles das escolas de samba virtuais envolvem uma série de ferramentas da web e são sempre muito animadas, pelo fato de reunir uma galera que além de gostar de samba são loucos por internet e antenados nas novas tecnologias da informação. Esse papo de "louco" me fez lembrar o programa de rádio do saudoso site 'Esquentando os Tamborins' que se chamava 'Loucos por Samba.'

Pra quem nunca viu um desfile virtual, vou tentar sintetizar a ideia: A organização das escolas virtuais segue os padrões das grandes agremiações, definem enredo, escolhem sambas de enredo e se apresentam com todos os setores de uma escola de samba real. Parece papo de maluco, mas não é. A primeira vez que ouvi falar de escola de samba virtual, foi em 2005, quando estive no Rio de Janeiro. De lá, pra cá até me aventurei a escrever uma composição pra Ociosos de Gericinó, no ano em que a agremiação levou pra passarela virtual um enredo sobre o Orkut -- um fiasco claro [Risos]

Assista as vinhetas de chamada para os desfiles do carnaval 2009:





[*]

Aproveitando que o tema de hoje é samba e internet, vamos falar da Portela que ontem usou e abusou do ciberespaço pra levar aos internautas a audição em primeira mão dos seus sambas concorrentes.

A agremiação dos bairros Oswaldo Cruz e Madureira apresenta, em 2010, um enredo sobre tecnologia e inclusão digital e foram as principais ferramentas da web, entre elas, o site Portela Web, a rádio Portela Web e o Twitter [a sensação do momento] que fizeram a ponte entre a quadra da escola e os portelenses e admiradores da escola que não compareceram ao evento.


A transmissão que começou por volta das 15h30, foi até às 21h30 aproximadamente, a procura foi tanta que acabou derrubando o servidor do site, mas os internautas puderam ouvir o aúdio e conferir o desempenho dos 34 sambas concorrentes por meio do link colado a um player de aúdio.

O enredo da Portela embora não seja o enredo do ano, deu aos portelenses a chance de ter uma disputa mais acirrada, pois nos últimos carnavais, apenas uma parceria se destacava logo na divulgação dos concorrentes.

Foi muito animado acompanhar a apresentação dos sambas ao vivo -- a gravação que os compositores distribuem pelos websites passam uma idea do que é a obra, mas samba é show e show só funciona ao vivo, não é um tipo de música feita pra ser cantada com arranjos impecáveis, e sim com a vibração dos torcedores.

Por falar em ferramentas da web, o Twitter muito usado pelas celebridades, famosos e empresas mostrou-se também um excelente elo de ligação e comunicação entre os internautas e os transmissores da informação, que usaram muito bem o conteúdo do que foi escrito no mini blog para complementar a locução. Valeu galera dos sites: