domingo, março 29, 2009

Sobe Som...

Prefiro não comentar... Sobe um pouco o som...!!!...



The Pussycat Dolls - I Hate This Party



The Pussy Cat Dolls - When I Grow Up

Enredo do meu samba...






Carnaval 2009 - Fonte: Liesa


Vou romper o silêncio e fazer ecoar o tambor rumo ao carnaval 2010. Pois é. Há muita coisa ainda a se pensar, planejar e fazer, mas os preparativos da maior festa do país já tumultuam os bastidores.

Por enquanto, a maior mudança é a saída da carnavalesca Rosa Magalhães da Imperatriz Leopoldinense -- um casamento que parecia ser harmonioso e eterno --, infelizmente ou felizmente acabou.

A artista permaneceu no posto por 18 anos e fez excelentes trabalhos, de muito bom gosto, requinte e muitas doses de patriotismo e exaltação ao país, sua cultura e seus encantos naturais.

As esculturas de cavalos são o ícone da carnavalesca, porém ela sempre buscou variações bem interessantes e desenvolver em alegorias relativamente pequenas, em comparação as demais agremiações, fabulosos cenários.

Em 2000, eu assisti na Sapucaí a passagem da escola e confesso que os carros primavam pelo bom gosto. Dava vontade de ficar admirando por horas cada detalhe, principalmente nas alegorias que faziam referência ao Oriente com suas cores fortes e marcantes.

As viagens carnavalescas de Rosa nunca tiveram fronteiras e limitações. Ela trouxe os encantos de uma Europa fascinada pela naturalidade dos índios do Novo Mundo, a saga do jegue do Ceará e sua importância para o desenvolvimento econômico e nos afazeres do dia a dia, o casamento de Dom Pedro com Leopoldina, a história musical e de luta de Chiquinha Gonzaga, as visões futuristas imaginadas pelo homem no ano de 2000, o resgaste do Brasil pelos olhos dos artistas europeus, o Descobrimento do Brasil, a história e importância da Cana-de-açúcar, navegou pelo mundo da pirataria, pela origem da cor vermelha, nos encantou com a mistura de Monteiro Lobato com Hans Cristian Andersen, cavalgou pelos pampas na companhia de Anita e Giuseppe Garabaldi, emocionou a todos com a homenagem ao Chacrinha e o sabor do bacalhau Norueguês, relembrou os Joãos e Marias e celebrou com muita humildade e homenagens os 50 anos de fundação da Imperatriz Leopoldinense -- A Rainha de Ramos.

A competência da "professora" como é conhecida, fez com que a escola ganhasse os carnavais de 1994-1995 -- 1999-2000 e 2001.

Novos Rumos -- Quem assume o posto de Rosa Magalhães é o carnavalesco Max Lopes, responsável pelo desenvolvimento do enredo "Liberdade, Liberdade, Abre As Asas Sobre Nós"
(1989). Naquele ano, a escola se sagrou campeã do Grupo Especial, deixando em segundo lugar o aclamado carnavalesco J30 e seu "Ratos e Urubus larguem minha fantasia."

A equipe 2010 da Imperatriz já tem despertado comentários nos bastidores, pois a escola acaba de contratar também o intérprete Dominguinhos do Estácio, que em 1989, defendeu o enredo de Max. Será que em seus novos rumos a agremiação está buscando voltar ao passado para vislumbrar um futuro melhor?

Continuação... Quem está de olho na artista é a União da Ilha do Governador, que depois de amargar oito anos no Grupo de Acesso, volta ao Especial e quer se firmar novamente na elite.

A volta da azul, vermelho e branco faz com que o carnaval de 2010, volte a ter mais uma agremiação de tradição na elite do samba. O que me faz lembrar os carnavais da década de 1980 e início dos anos 90.