quarta-feira, junho 13, 2007

A Pedra do Reino


Com um projeto ousado a Globo estreou ontem, o romance A Pedra do reino. Com isso, a emissora acaba por: traduzir, massificar e principalmente popularizar uma das mais importantes obras do escritor Ariano Suassuna.
A compreensão da microsérie não é muito simples! E para não ficar boiando diante da tela mágica. Eu que não li a obra de mais de 600 páginas, recorri ao bom e velho VHS, de onde desinterrei o desfile do ano de 2002, do Império Serrano, cujo enredo: "Aclamação e Coroação do Imperador da Pedra do Reino - Ariano Suassuna", (foto) que me deu alguns embassamentos importantes para compreender alguns códigos, personagens e referências a respeito da narrativa.
O tema central é o sebastianismo, movimento inspirado pela lenda do ressurgimento em terras brasileiras de Dom Sebastião, rei de Portugal morto durante uma batalha entre cristãos e mouros, na época das Cruzadas. E foi justamente impulsionada por essa crença que populares influenciados por um fanático lavam com seus próprios sangues as duas pedras, que seriam representações imaginárias do Império Sebastianista.
Porém, o autor usa licenças poéticas como a inclusão de referências a outros mitos como o de Rômulo e Remo [fundadores de Roma] que foram alimentados por uma loba. Mas na versão tupiniquim uma criança que escapou do massacre na pedra é supostamente alimentada por duas onças.
Vale a pena conferir até sábado o desfecho dessa produção!!!