quarta-feira, novembro 25, 2009

I Want It Nº 02





A saga dos regalos natalinos continua... Risos

Hoje, alguns livros do fotógrafo Pierre Verger na sessão I Want It!

Enredo do meu samba...

Hoje, vou analisar os sambas de enredo das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro que irão desfilar na segunda-feira gorda [15/Fev/10].



Mocidade Independente de Padre Miguel - O enredo é bom, mas a safra de sambas de enredo desse ano não foi muito próspera lá pelas bandas de Padre Miguel. Achei o samba rápido demais na gravação oficial, o que exige bastante fôlego do cantor. Não entendo muito de arranjos, acordes, enfim, mas achei a coisa com cara de marcha. Pela tradição de levar sempre composições excelentes pra avenida, esse ano não correspondeu. Fica na média.

Unidos do Porto da Pedra - O enredo sobre moda merecia um "sambaço." Daqueles de fazer suspirar qualquer ser humano apaixonado por carnaval. Porém, o tom das composições da Porto da Pedra nos últimos anos, torna o desfile da escola algo mais pra ser assistido, não contagia, apenas serve ao propósito do desfile em si. Papo saudosista, mas é isso, quem curte samba sempre espera mais e mais. Outra faixa que também pode ser "pulada" no cd. Abaixo da média.

Portela - Não gosto. É um samba de grife, mas assumo que preferia a composição do Serginho Procópio. Acho o samba chato, sem sal, nem açúcar. A vantagem da outra obra eliminada durante a disputa é que ela fazia o enredo ficar interessante. Embora o Gilsinho cante muito, como diz o ditado: "uma andorinha sozinha não faz verão." Abaixo da média.

Acadêmicos do Grande Rio - Não dá pra tirar leite de pedra ou dá? Depois de um belo desfile sobre a França, outro enredo "bundalelê." Breves momentos de lucidez, salvam o que parecia algo totalmente perdido e meramente ilustrativo pra agradar patrocinador. Pro ouvinte desatento o samba é até divertido, mas eu destaco apenas o refrão do meio, extraído de uma das composições que deram vida a esse frankstein. Fica na média.

Unidos de Vila Isabel - Mesmo adequado ao padrão Sapucaí 2000, continua sendo clássico. Muito acima da média.

Estação Primeira de Mangueira - Não gostei das alterações na letra do samba de enredo, principalmente no refrão do meio, mas é tanta maquiagem, participações e afins que logo me conformei e aceitei a nova versão. Três cantores, três timbres diferentes e um andamento mais lento, bem marcado pelos surdos e cantado com vontade pelo coro. Quem amanhecer acordado verá: A boa e velha Mangueira em ação. Acima da média.

...

Por fim, minha opinião não mudou muito após ouvir as gravações oficiais dos sambas de enredo para o próximo carnaval. Beija-Flor, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Mangueira são os destaques no quesito samba de enredo que não é tudo, mas influência bastante e mexe com o brio dos torcedores e foliões.

Agora é aguardar e ver na prática como cada agremiação vai superar seus próprios desafios e fazer do espetáculo, um super show de som, cores, animação e talento...