quinta-feira, fevereiro 21, 2008

120 Anos - Abolição Inacabada




Nunca tinha me atentado para a grande quantidade de entidades carnavalescas da cidade de São Paulo. Ao ler a revista da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) tive uma grata surpresa.

A entidade representa as 64 agremiações filiadas, a partir do Grupo 1, passando pelo 2 e 3. E também pelo Grupo Especial de Blocos e pelo Grupo 1 de Blocos. É muito carnaval!!!

Para o carnaval 2008, que aconteceu a poucos dias atrás, a UESP juntamente com as escolas de samba filiadas comemoraram os 120 Anos da Abolição da Escravatura no Brasil.

Todos os carnavalescos e as comissões de carnaval levaram pra avenida temas relacionados aos "120 Anos de Abolição Inacabada." Entre as pérolas, um enredo chamou bastante atenção. Foi o enfoque escolhido pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Ipiranga, que ousou ao falar do "crime" cometido contra os negros, pelo sempre ovacionado Rui Barbosa, dentro da proposta do enredo "Raízes Queimadas."

E o que fez o sábio Rui Barbosa? Ele simplesmente mandou queimar todos os registros, que traziam informações a respeito do comércio negreiro da cidade do Rio de Janeiro. A idéia do escritor era limpar o passado obscuro e vergonhoso do país. Com isso, ele acabou por prejudicar muitos negros, que não tinham mais documentos para reivindicar possíveis direitos adquiridos.

Parabéns a escola pela iniciativa de contar essa história. Agora temos dois registros carnavalescos a respeito de Rui Barbosa. Um positivo dado pela São Clemente, em 1999, e um negativo contado pela Acadêmicos do Ipiranga este ano.