terça-feira, outubro 23, 2007

Quem pode...pode?


Estava demorando pra rolar uma censura aos sites que cobrem carnaval. Pra barrar o avanço das mídias independentes e especializadas a Globo resolveu recorrer ao boicote. Leia o texto de Eugênio Leal, publicado, hoje, no site (http://www.carnavalesco.com/):


"Os sites que fazem cobertura regular do carnaval carioca, durante todo o ano, não poderão trabalhar na pista de desfile da Marquês de Sapucaí em 2008. Seus responsáveis foram comunicados da medida oficialmente hoje.


O credenciamento de tais veículos, todos eles independentes e feitos na base do amor pelo carnaval, foi vetado pela toda poderosa TV Globo, que exige exclusividade para o seu “Globo.com”.


Os sites só podem ficar na área de concentração, o que não é o ideal pois dali não se vê o desfile. Tentaram, então, ter direito a pelo menos um colete para circular pela pista. Ele foi negado.
É importante ressaltar a importância destes veículos no desenvolvimento da cobertura carnavaleca nos últimos anos. É inegável que a Internet, e os debates nela gerados, têm influenciado os rumos das escolas de samba e gerado uma nova realidade.


Hoje grande parte da chamada “grande mídia” busca por aqui suas pautas e até mesmo chega a copiar matérias e depoimentos. É aqui que se fala dos presidentes, carnavalescos, compositores, intérpretes, diretores de carnaval, de harmonia de bateria.


É aqui que milhares de pessoas ficam sabendo dos enredos, ouvem os sambas ainda em fase de disputa, vêem as fotos dos protótipos, lêem as sinopses e se informam sobre tudo o que envolve o carnaval de verdade, não aquele arremedo que a TV Globo transmite.


Falo aqui sem qualquer interesse pessoal pois meu credenciamento nunca foi através de qualquer site, mas por questão de justiça. E falo não apenas pelo “Carnavalesco” ou pelo “Tamborins”, dos quais faço parte. Falo pelo “Galeria do Samba”, “Tudo de Samba”, “Papo de samba”, “Setor 1″, “O Batuque” e qualquer outro que possa ter esquecido no momento.


É importante que o mundo do samba e as autoridades ligadas a este segmento se imponham sobre essa oposição à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa. Caso contrário, tudo o que é propocionado pela nova mídia carnavalesca pode ir por água abaixo."
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Em resumo, a ação da empresa só mostra que os sites especializados chegaram como uma mídia discreta, mas que conquistou seu espaço. Logo, configuram uma ameaça e roubam por sua competência boa parte da audiência e quem sabe dos patrocinadores. Tudo é possível!!!