terça-feira, janeiro 09, 2007

Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional

Daniel Faria
"Cantando em forma de oração, Serrinha pede paz, Felicidade, Pra nossa gente que não pára de rezar, E como tem religiosidade"
Império Serrano - 2006
(*)
Supresa!


Ver essa exposição, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte, de São José dos Campos me fez lembrar dos museus de São Luís do Maranhão com suas instalações e sons ambientes.
Porém, o mais legal foi estar em companhia de minha amiga Kina e também conhecer fatos curiosos da região, como a Santa Perna.
A foto acima mostra um dos espaços destinados aos santos negros que são cultuados pela religião católica e também no candomblé.

13 entram, dois caem!

"Amar, viver, sonhar, acreditar, Que a alma é a fonte, energia da vida, Na máquina jamais se encontrará, A inspiração que faz nascer a poesia."
Mocidade Independente de Padre Miguel - 2007
(*)
Relembrando um dos trechos da última obra do compositor Toco (in memorian) para a Verde e Branco de Padre Miguel. Eu vesti a camisa de todas as agremiações cariocas e mergulhei nas 13 faixas do compact disc de 2007 do Grupo Especial.
Com um projeto mais simples a fim de baratear o custo do produto final e assim alavancar as vendas que já foram pau-a-pau com as bolachas de Roberto Carlos. As composições deste ano seguem a tendência dos últimos anos: sambas feitos para à Sapucaí e que nem sempre agradam a todos. Isso é fato!!!
Esse ano com um diferencial, o povo anda estranhando as versões originais dos sambas que são defendidos na disputa por outros intérpretes. E veteranos como Neguinho da Beija-Flor e Quinho foram vítimas das criticas dos apreciadores do carnaval.
(*)
Apontar os melhores sambas é algo complicado, ainda mais porque tudo se transforma na avenida. E no Rio isso é fato! Tem escola que chega quieta e detona, outras chegam...chegando e levam tinta. Quem não se lembra dos "Doces Bárbaros", da Mangueira, em 1994. Tinha tudo para ganhar e perdeu!
Quanto aos desfiles duas noites bem equilibradas aguardam os turistas, os cariocas e o povo da arquibancada 0800.
Depois de duas tentativas frustradas de queimar escolas grandes na noite de domingo. A renascida das cinzas Estácio de Sá reedita a história do sapoty e busca fincar os pés no especial novamente. O restante da noite será um soco no estômago com Império Serrano; Mangueira; Viradouro; Mocidade e a atual campeã Vila Isabel.
"Renasce a luz da sabedoria, O homem se lança ao mar, O sonho é fonte dessa energia, E fabricando, ilusões renovar."
Vila Isabel - 2007
(*)
Na segunda noite, Porto da Pedra que está sempre na linha do rebaixamento canta a vida de Mandella e da África do Sul. E a partir da Unidos da Tijuca a coisa irá esquentar, pois, 2007 será o carnaval do passa 13 e caem 2.
Por isso, Salgueiro, Portela, Imperatriz, Grande Rio e Beija-Flor prometem agitar a última noite de desfiles do grupo.
Com algumas ressalvas, Beija-Flor será a última escola a ocupar a 13ª posição na ordem de apresentação e tem a seu favor um enredo que agrada a comunidade, Laíla e sua equipe que produz coisas interessantes, inovadoras e com o traço de ousadia que a agremiação aprendeu a conhecer com J30.
(*)
Já me perguntaram quem irá ganhar em 2007? Diante do atual cenário eu prefiro não arriscar. E sim, acreditar que quem ganha é quem era menos!!! Pois, os brindes alusivos aos enredos que seduziam os olhos dos jurados esse ano foram proibidos, assim como, as visitas aos barracões.