terça-feira, outubro 20, 2009

Sobe Som...


The Killers - Somebody Told Me

Variando o cardápio da sessão 'Sobe Som' com um som do The Killers que ouvia todos os dias na rádio, lá pelos idos tempos de 2005...>>>...

Enredo do meu samba...


Acertei. Dos três chutes que fiz ontem, os dois principais eu acertei. Também nem tinha como errar, pois os favoritos da Imperatriz Leopoldinense e da Beija-Flor são inquestionáveis no quesito qualidade e juntamente com as obras da Vila Isabel e da Mangueira ingressam no seleto grupo dos sambas de enredo que prometem cair no gosto popular no próximo carnaval.

Não estou dizendo que os sambas de enredo das outras oito agremiações do Grupo Especial são péssimos, apenas comentando que nesse primeiro momento não renderam o suficiente e por isso não entram no G4 (pegando emprestado o jargão utilizado no campeonato brasileiro de futebol, para definir os times que brigam pela vaga na Libertadores da América).

Pela originalidade da obra o 1º lugar fica com a Imperatriz Leopoldinense, a Vila Isabel leva o 2º até porque o samba do Martinho é inspirado numa obra dele mesmo, mas isso não tira o valor da composição que é um clássico, a Beija-Flor fatura o 3º, porém se o samba da Vila fosse hors concours, a escola de Nilopólis ficaria no topo da lista e em 4º no meu ranking o hino oficial da Mangueira.

Se a Portela tivesse escolhido o samba do Serginho Procópio com certeza estaria no G4, mas o samba do Diogo Nogueira e parceiros esse ano não me chamou atenção. A opção do Salgueiro -- atual campeã também não é nenhuma obra-prima, mas serve ao enredo. Talvez seja esse o problema da safra 2010, muitos sambas apenas servem ao enredo e acabam esquecendo de que o samba de enredo é um gênero musical que precisa ir além para sobreviver e se perpetuar culturalmente. Parece discurso saudosista, porém é preciso fazer a lição de casa.

Agora é esperar a gravação do compacto com os 12 sambas de enredo em suas versões oficiais. Na sequência os ensaios técnicos e por fim o gran finalle na Sapucaí e até lá muita água vai rolar...



Imperatriz Leopoldinense - 2010 - Brasil de todos os deuses



Vila Isabel - 2010 - Noël: a presença do Poeta da Vila




Beija-Flor - 2010 - Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília: do sonho à realidade, a capital da esperança



Mangueira - 2010 - Mangueira é música do Brasil