terça-feira, janeiro 01, 2008

Imagens e Memórias










Fotos: Daniel Faria

É engraçado como a festa de Ano Novo é bem mais "relax", que a comemoração do Natal. Não há a obrigatoriedade de estar em família, não há muitos compromissos formais, a não ser os rituais para os que acreditam na mística que envolve o dia.
Inspirado na casualidade da festa fiz uma decoração mais descompromissada e depois de quase tudo pronto, senti aquele Deja Vú. Coisa de memória visual. Enquanto fazia um ensaio fotográfico da mesa, certo recorte da decoração me lembrou o desfile "Terra Brasilis, O que se plantou deu", de 1990, da Imperatriz Leopoldinense.
Naquele ano, a agremiação tentava o bicampeonato e apostou em mais um enredo em exaltação ao Brasil. Com um tema positivista sobre as contribuições culturais originadas da miscigenação das raças, a 'Rainha de Ramos', veio com tudo pra chegar mais uma vez as cabeças, mas infelizmente foi atropelada por um furacão em verde e branco: A Mocidade Independente de Padre Miguel.
Ah! O recorte citado anteriormente é o abacaxi, que me lembrou o abre-alas da Imperatriz, que trazia sua clássica coroa estilizada com bananas e um abacaxi no centro fazendo o miolo. A adaptação da coroa ao tema-enredo apresentado seguiu um triênio (1989-1990 e 1991). Na última versão, o simbolo da escola veio em forma de coroa feita de bananas pra contar a história da fruta tropical.
Porém, a escola não conseguiu repertir o sucesso de 1989, quando fez um estrondoso desfile em homenagem a proclamação da República. Somente em 1994, os gresilenses soltaram novamente o grito de campeão. Que se repetiu no ano seguinte.
Por fim, a decoração de ontem, acabou me fazendo revisitar meu baú de memórias carnavalescas...Risos