quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Charges do Dia...



Na ginga do corpo emana alegria, desperta toda energia...



Desde o histórico “Peguei um Ita no Norte” [1993], mais conhecido como “Explode Coração”, que os Acadêmicos do Salgueiro não conquistavam um título de campeão do carnaval carioca.

Ao todo a agremiação passou 15 anos assistindo a “Era de Ouro” da Imperatriz Leopoldinense [1994-1995-1999-2000-2001], o ressurgimento da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1996, a doce vingança de J30 no comando da Viradouro, em 1997, o delicioso título da Mangueira de 2002, a Saga Nilopolitana da Beija-Flor [2003-2004-2005-2007 e 2008] e o merecido campeonato da Vila Isabel de 2006.

Em 2003, ano de seu cinqüentenário, a escola apostou no talento de Renato Lage, que já tinha passado pela agremiação, mas que fez seu nome no mundo do samba à frente da Mocidade Independente, sendo o responsável pela era hightech da verde e branco de Padre Miguel.

A cada carnaval ele foi experimentando um estilo novo, mesclando tecnologia com momentos puramente rústicos, mas de muito bom gosto, sem esquecer é claro de abordar os temas afros, que são a essência do morro do Salgueiro.

No carnaval de 2007, ele apostou nas "Candaces – Rainhas Africanas." Porém, o título não veio. No carnaval do ano passado ele e sua esposa Márcia Lage [até então Lávia] fizeram o resgate da identidade do carioca, por meio do enredo "O Rio de Janeiro continua sendo...", o bom resultado da apresentação foi premiada com a segunda colocação. Em 2009, ele resolveu apenas tocar “Tambor” e caiu nas graças dos jurados e do jornal O Globo, que deu a escola o Estandarte de Ouro de melhor agremiação.

O samba de enredo de autoria de Moisés Santiago foi defendido durante o corte de sambas pelo Nêgo [irmão do Neguinho da Beija-Flor] sendo que seu refrão do meio já tinha me chamado bastante atenção por sua pitada sensual: “Na ginga do corpo emana alegria, desperta toda energia.”

O campeonato desse ano teve uma final justa. Embora, a escola tenha tido alguns problemas em sua apresentação, os jurados decidiram relevar e penalizar os defeitos das outras co-irmãs. Não existe perfeição no carnaval; embora exista o desfile técnico.

Zona Morta - Infelizmente, o Império Serrano foi rebaixado para o Grupo de Acesso. A disputa para saber quem ia descer foi decidida ponto a ponto e o que fez a diferença, foram os itens que a Mocidade Independente tinha a seu favor.

A agremiação de Padre Miguel vem caindo de rendimento ano após ano, sendo que em 2009, ficou atrás da Porto da Pedra que também não tem agrado muito. Outra escola que precisa arrumar a casa é a Unidos da Tijuca que fez o "samba do crioulo doido" ao tentar misturar as várias visões sobre o céu. Plasticamente o desfile não funcionou.

Ressureição - A União da Ilha do Governador está de volta ao Grupo Especial, depois de ficar oito anos no limbo, a azul, vermelho e branco da Ilha do Governador vai ter a honra ou a infelicidade de abrir o carnaval de 2010.

Em abril, vai começar tudo de novo...