quinta-feira, setembro 24, 2009

Play...

A sessão "Play" de hoje é de outra cena do filme Farinelli - Il Castrato, fiz um rápido comentário no 'Sobe Som' de ontem, mas depois de assistir a fita volto a recomenda-lá, pois pra quem gosta de produções de época, de música clássica e de figurinos rebuscados é um prato cheio.

Achei o filme bonito, sem muitas cenas de externa, privilegiando os cenários, os objetos de decoração e os efeitos cenográficos utilizados nas antigas peças teatrais e concertos de ópera. Muita maquiagem branca, penas de animais, tecidos e comida claro, o que lembra: Marie Antoinette, interpretado pela atriz Kirsten Dunst e os clássicos banquetes das cortes de Europa.

A trama conta a vida dos irmãos Broschi que se aventuram pelo universo das peças teatrais, o mais velho [Ricardo] assume a responsabilidade pelo mais novo [Carlo], enquanto tenta fazer sucesso como compositor de músicas para o caçula que tem como dom uma voz afinadíssima.

Para evitar que o timbre da voz de seu irmão mais novo se tornasse grave na puberdade, o mais velho toma uma decisão um tanto quanto egoísta e castra o adolescente, que cresce com uma voz quase infantil, mas potente nos agudos, daí pra frente eles assumem um estranho pacto que se perpétua durante o filme.

O desenrolar das ações e o destino dos personagens não contarei por aqui, a ideia não é contar o final da história e sim atiçar a curiosidade de cada um.


Farinelli Il Castrato - Ombra fedele anch'io