sábado, junho 27, 2009

TV Aberta - Festival Folclórico de Parintins - Primeira Noite...


Primeira Página do jornal A Crítica de Manaus


Ontem, aconteceu o primeiro duelo entre o boi bumbá Caprichoso e o Garantido. A Rede Bandeirantes de Televisão assumiu pela segunda vez a transmissão do Festival Folclórico de Parintins, que já começou com uma polêmica, pois na programação da emissora foi divulgado que iniciaria às 21h45, mas quando liguei a televisão por volta das 21h15 já tinha começado.

O desencontro na divulgação do horário gerou debate inclusive na comunidade do Caprichoso no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=376888&tid=5350773031692946076&start=1. Olhei novamente o horário no site da emissora e parece que agora foi corrigido o problema. Eu também fiquei p... pois não queria perder nem um segundo da apresentação... Risos...

A grande e significativa mudança proposta pela emissora, foi a substituição dos apresentadores. Em 2008, o Datena comandou os microfones, mas sua presença não agradou e choveu comentários nas comunidades oficiais dos bumbás. No lugar dele Teo José que conseguiu passar "bem" pela primeira prova de fogo.

oooOOOooo

Ano passado assiste pela primeira vez o Festival Folclórico de Parintins, confesso que viajei bastante, até porque, não sabia nada. Não conhecia as toadas, as pessoas, os itens avaliados -- um verdadeiro estranho no ninho -- mas graças ao advento da internet corri atrás e pesquisei o que pude pra me situar em 2009.

Não curto me sentir fora do contexto das coisas e entender o quê acontece e principalmente porque acontece é muito melhor. Essa foi a sensação que tive na noite de ontem. Porém, o bumbá Garantido ainda me prega umas peças, pois os rituais de pajelança não recebem o nome de rituais e o que eu achava que era uma coisa, na verdade era outra, mas ainda tem tempo para melhorar isso... Risos

oooOOOooo

Ao contrário do festival passado, o Caprichoso foi quem abriu a noite narrando a primeira parte do tema Onde o Verde Encontra o Azul. A apresentação do boi da estrela foi muito boa, alegorias criativas, com um quê de Sapucaí e uma referência forte ao trabalho do carnavalesco Paulo Barros e suas esculturas vivas. Os itens femininos deram um show, assim como os tuxuauas (figuras que representam os líderes das tribos). O pajé (que encenou o ritual Apurinã) aparentemente teve problemas em sua apresentação.

As toadas Pachamama, Eu sou a lenda, Cristal de Lua, Deusa Morena e Raça Azul funcionaram muito bem na arena do bumbódromo.

O Garantido começou sua apresentação de forma simples e emocionante. Os artesãos parintinenses resgataram a origem do vermelho e das manifestações religiosas locais. A sinhazinha da fazenda incorporou Nossa Senhora do Carmo, a rainha do folclore apareceu vestida de aruanã (peixe amazônico muito apreciado), após sair de dentro de uma embarcação em homenagem a procissão a São Pedro Pescador.

A toada Vermelho uma das mais conhecidas de Parintins levantou a galera. O ritual Baías do Círculo Sagrado foi o momento mágico da apresentação, pois foi quando o pajé mudou de roupa três vezes, sendo a última a mutação para tamanduá-bandeira.

O Garantido também teve problemas em sua apresentação o que deixa os dois bumbás praticamente empatados na disputa na primeira noite.

Hoje, a partir das 21h, o boi da baixa do São José (Garantido) inicia a segunda noite do duelo na ilha de Tupinambarana.

oooOOOooo

Mais:

Bruno Miranda / Agência Na Lata
Detalhe da escultura que surgiu da parte inferior da rã kambô, durante a apresentação do item cunhã-poranga

Bruno Miranda / Agência Na Lata
Detalhe da escultura do Mapinguarí (ente protetor da mata), na alegoria do ritual Apurinã