quarta-feira, janeiro 10, 2007

Coisas úteis veiculadas pela net


"Exu, espírito criado pela natureza,Ogum, sincretizado com Santo Antonio na Bahia Iê iê iê salve oxosse rei da mata,Oxosse e caçador, salve abaluaê Xangô, oxum maré, irê e nanã.Oxum, deusa do ouro e dos rios, E a guerreira Inhançã: deusa dos raios, Salve ossanhe, Iemanjá rainha do mar. Sarava par Oxalá"
Unidos da Tijuca - 1975
(*)
Estava eu navegando por um dos principais sites relacionados ao universo do carnaval, o (Sambario) quando me deparo com o download do cd: "O Negro no Brasil", que foi lançado em long play, no ano de 1976.
Para quem gosta do gênero samba de enredo, ou mesmo de pesquisar sobre a história do Brasil, o cd é um "achado" daqueles que você fura, risca, arranha de tanto executar. Gostei tanto das faixas que usei como som ambiente no dia de minha banca examinadora na faculdade.
As faixas são divididas entre os Acadêmicos do Salgueiro; Unidos da Tijuca; Unidos de Lucas; Império Serrano, Canários de Laranjeiras e Em cima da Hora. Apesar do Salgueiro dominar a coletânea, as obras que eu mais gostei foram as da Tijuca que eu não conhecia. Os sambas são dos anos de 1958, 1961 e 1975 e relembram momentos importantes da saga dos negros no Brasil.
Atualizando! Vale lembrar que este ano os temas africanos estão na moda desde as tendências divulgadas pelas passarelas do SPFW até a Sapucaí, onde Salgueiro, Porto da Pedra, Mangueira, Beija-Flor e outras agremiações irão pincelar em suas fantasias, alegorias e adereços os tons e motivos inspirados na África.