quinta-feira, novembro 16, 2006

30 Anos de Resistência

Inspirado na vida e obra do maestro Antônio Carlos Gomes, nascido em Campinas, em 11 de setembro de 1836, o livro-reportagem: “30 Anos de Resistência: A História do Carnaval de Rua de São José dos Campos", narra a trajetória e a construção, ao longo dos últimos anos, do imaginário carnavalesco da principal cidade do Vale do Paraíba.
A história é narrada em três capítulos, sendo que o terceiro é dividido em nove atos de resistência. Os atos atualizam a vida de alguns personagens, como Domingos da Silva (Sergipano), resgatam momentos históricos das tradições agremiações: Unidos da Vila e Martim Cererê, revelam perfis interessantes, como o de Wanderley Barbarossa (um dos carnavalescos mais tradicionais da cidade e que ainda está em atividade), tocam em pontos delicados dos bastidores do evento e também mostram as dificuldades vividas pelas atuais escolas de samba.
O projeto experimental é delimitado basicamente nos festejos de rua e no trabalho desenvolvido pelos blocos carnavalescos e escolas de samba. Para isso, foram realizadas pesquisas em fotografias de acervo, jornais da época e principalmente entrevistas com personalidades do universo carnavalesco da cidade.
Para entender o dia-a-dia das atuais agremiações foi realizado o acompanhamento da rotina das escolas: participações em cursos, visitas aos ateliês, compra de materiais em São Paulo. E visitas aos barracões, ensaios, eventos, desfiles e a apuração dos resultados do carnaval 2006.
Com o objetivo de incentivar a conservação do patrimônio material das agremiações, foi produzido também um compact disc que reúne as nove composições que participaram do carnaval deste ano.
Entre as mensagens propostas para o futuro do evento está a reflexão sobre a maior valorização do carnaval de rua, como fonte de renda secundária para a população e também para a criação e conservação de uma identidade cultural junto as comunidades representadas pelos grêmios recreativos.