terça-feira, abril 27, 2010

Tenho Ditto...

Capa do Cd do Boi Bumbá Caprichoso 2010 - O Canto da Floresta

No próximo mês de junho irá acontecer mais uma edição do Festival Folclórico de Parintins. Na arena os bumbás Garantido e Caprichoso terão três noites para cantar, contar, dançar e ilustrar as lendas, os mitos, a fé, os rituais e a cultura do caboclo da região do Amazonas.

Hoje, vou comentar um pouco sobre as toadas preparadas pelo Boi Bumbá Caprichoso para narrar o tema O Canto da Floresta. A grande surpresa do boi azul é a volta de David Assayag que assume o microfone e já na gravação oficial, deixa claro, que não veio para "inventar a roda", pois a dramatização e os efeitos utilizados nos trabalhadores anteriores do Caprichoso simplesmente sumiram.

Os destaques do álbum ficam por conta das seguintes toadas: O Canto da Floresta, Estrela Domadora, Aymá Sunhé, Xamanismo Kaxinauá, Tribálica, Wako Fiandeira, Eu te Amo Caprichoso, Liberdade em Poesia, Todo Amor Que há em Mim e Parintins em Festa que deve fazer ferver o sangue azul dos torcedores do boi bumbá da estrela.

O resultado final do cd do Caprichoso é muito próximo do realizado pelo contrário na época em que "o rei" [David Assayag] dava expediente na baixa do São José. Ainda estou me adaptando ao novo ritmo e estilo das toadas que privilegiam mais a voz do cantor do que a "pirotecnia" musical. No próximo post é a vez do Garantido.

Nenhum comentário: