sexta-feira, agosto 31, 2007

Tudo bem que é ficção!!!


A novela Paraíso Tropical começou com uma trama abusada, pois cada armação de Taís e outros vilões eram desmascaradas rapidamente ou até no mesmo capítulo. Porém, com a morte da gêmea má! O atual folhetim das 21h, relembra os velhos crimes televisivos como o clássico: "Quem matou Salomão Ayala?" desenvolvido por Janete Clair, entre 1977-1978, na novela O Astro.
LENGA-LENGA - Só espero que os autores não caíam na lenga-lenga de querer agradar ao público ou quebrem o ritmo da história prolongando demais o clima de mistério.


Coisas de televisão:
  • Taís sempre usava botas e saltos pra valorizar o seu andar de potranca. Porém, no dia da fuga do cafofo de quinta na Lapa, ela calçou um tênis tipo All Star;
  • O empresário Antenor Cavalcanti sendo um dos caras mais importantes e ricos do Rio! Anda pelas ruas sem segurança particular;
  • A trama mostra bem certos detalhes do dia a dia das empresas. Como por exemplo a cobrança de regras de comportamento dos empregados. Mas na diretoria virá e mexe tem "figurão" saindo no braço com outro dentro do escritório;
  • O Fred ser filho adotivo, apenas pra não chocar o público com um incesto em primeira instância;
  • O casal gay da novela é o único que não têm crises no relacionamento. Eles praticamente ajudam todo mundo, mas são assexuados. E ainda sempre tem alguém pra dormir no quarto de hóspedes;
  • O Antenor Cavalcante sendo um cara extremamente ocupado, ainda perde tempo de fazer agenda no celular e anotar o nome de seus contatos. Até porque do jeito que ele é estúpido duvido que ele permitiria ao assessor dele fazer isso.


Tudo bem que é ficção, mas...risos

Mensagem positiva

Particularmente eu detesto receber email de corrente, com vídeos, pps e ppt´s da vida. Normalmente não abro, deleto na hora pra não me torrar a paciência, pois, não gosto de ver mensagens em negrito na minha caixa postal. Porém, tem dia que você se arrisca e acaba achando alguma coisa interessante e que vale a pena compartilhar! Então pra encerrar o mês uma mensagem positiva.

quinta-feira, agosto 30, 2007

V - A Batalha Final





Finalmente terminei de assistir os primeiros episódios da série. E foi muito bom perceber que ainda relembrava de muitas cenas. Só não me dava conta de que a briga era entorno de nossa água e que os humanos in natura eram armazenados em bolhas pra servirem de alimento aos lagartos gigantes.

As cenas de Diana (a invasora morena mais sexy e ambiciosa da galáxia) devorando camundongos nada modestos e cabeças de passarinhos é realmente impagável. Os efeitos especiais também não deixam nada a desejar! Até porque a primeira vez que assisti a série foi em 1984.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Orkut

Em novembro vai fazer três anos que tenho meu perfil no orkut. Apesar das inúmeras propagandas e histórias negativas a respeito do site de relacionamento, que se tornou até uma fonte de informação e pautas para jornalistas. Não tenho muito do que reclamar. Mas, tenho algumas reclamações é claro! risos
Nunca confiei muito em postar fotos no álbum, somente no perfil. Mesmo assim, uma vez tive uma surpresa meio desagradável com um amigo que tentou me fazer uma "homenagem" na página dele! Fui obrigado a debater o assunto a mi manera é claro! risos
Reencontrei alguns amigos (as) de infância, das escolas em que passei, fiz novos contatos e tenho acesso a downloads de arquivos, em sua maioria aúdios e vídeos.
Não me alegra muito é ver crianças e menores de idade participando da rede. Pois, como é de conhecimento de todos sempre há as pessoas que agem com má intenção é querem se aproveitar do espaço "público."
Penso que usando com moderação, o orkut é uma ferramenta e uma diversão interessante! Não chega a ser um meio, mas é um caminho, uma alternativa para se mantér contatos e conhecer dentro do possível novas pessoas.

terça-feira, agosto 28, 2007

Once upon a time...


Num país do Terceiro Mundo chamado Brasil, viviam 40 personas, mais conhecidas como mensaleiros. Eles habitavam um mundo mágico, que era cercado por doces regálias, que enchiam seus olhos e bolsos.
Mas, só que num belo dia, um dos meninos acordou assustado! Em seu pesadelo ele viu uma mulher que carregava uma balança e usava uma estranha venda nos olhos. Atormentado por essa visão, ele resolveu abrir o bico e como um uirapuru cantou aos ventos os segredos contidos numa caixa discreta, identificada apenas com o número 2.
Seu canto foi ouvido por todos do Sul ao Norte da terra encantada. Mas, mesmo assim, os habitantes não acreditavam que aqueles meninos teriam sido capazes de cometer tantas travessuras.
Para que não restassem dúvidas, eles foram encaminhados até a casa do gigante adormecido, que devido ao estardalhaço causado pelos rumores, resolveu mesmo que ainda de pijamas e pantufas atender aos que tentavam relatar o acontecido.
Enquanto isso, do lado de fora da casa à população acostumada com a morosidade com que o gigante tratava os que desrepeitavam às leis locais gritava em coro:


- Isso vai acabar em pizza!!!!


MORAL DA HISTÓRIA: Será que o gigante vai reverter essa situação a favor dele e punir os que descumpriram às leis da terra encantada?

segunda-feira, agosto 27, 2007

Mamãe, Coragem

Brainpix

Imagina só de uma vez ganhar seis pra criar! Como dizia numa época meu tio: "Dou valor." Eu digo: "Coragem!!!"

domingo, agosto 26, 2007

Outro Clássico

Outro grupo que eu escutava muito era a dupla 2Unlimited! O som deles começou a tocar por volta de 1992, nos programas de house e dance music. Porém, o grupo ganhou maior visibilidade quando o single: "Get read for this" que foi incluído na trilha-sonora da novela Perigosas Peruas Internacional.

Os videoclipes do grupo sempre estavam nas paradas do Clip Trip, programa que era transmitido diariamente pela Tv Gaveta, com apresentação de Beto Rivera. Uma das características do programa era lançar os vídeos dos hits do momento. Mas, havia dias dedicados aos especiais, as bandas antigas ou aos estilos musicais.

Graças a memória e curiosidade de uma amiga, eu consegui comprar em 1997, nas Lojas Brasileiras (quando ela existia no Shopping Colinas) uma coletânea do grupo. Foi até muito engraçado!!! Pois, eu tinha acabado de voltar de uma viagem de uma semana no Sul de Minas (voltei por causa de uma festa que aconteceria na falecida danceteria Galeria, em Jacareí) e no dia seguinte fui imediatamente ao shopping comprar o CD.

Um outro vídeo que me despertou muita atenção foi o da música "Rhythm is a dancer" do Snap. Lembro que nessa época eu estudava no Senai e passava o dia todo enfurnado naquela escola. Quando um dia na hora do almoço passei próximo ao televisor e vi partes do clip. Porém, sem conseguir ouvir nada! Resultado: Tive que esperar o resto da semana e rezar muito pra saber se haveria repetição nos melhores da semana, que acontecia aos sábados.

À primeira versão desse hit também é de 1992, ela era mais longa e com várias entradas do vocal feminino do grupo (Eu tinha em K7). Porém, a música estourou de fato, em 1993, quando entrou na trilha-sonora da novela de "De Corpo e Alma." Para quem não era nascido na época, essa novela introduziu o famoso Clube das Mulheres na televisão e a música, que ganhou um novo remix embalava as danças de um dos personagens da trama exibida no horário nobre.

Cavucando o ciber espaço!!!

Hoje, bateu mais um momento retrô e resolvi visitar o Youtube pra procurar uns vídeos da década de 90, época da house music. Entre os selecionados estão os do grupo Two Brothers on the 4th floor, com seu hit "Let me be free." Porém, o grupo tem mais duas composições que eu ouvia bastante: "Never Alone" e "Dreams."

sexta-feira, agosto 24, 2007

Hot Girls



Dreamgirls é uma película interessante pra quem gosta do estilo musical. Qualquer semelhança com a história da cantora Tina Turner é mera coincidência cronológica e social. Porém, com um teor menor de violência doméstica. Álcool, drogas e contravenção são elementos coadjuntes da trama.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Muito além do puts! puts! E do bate-estaca



Havia um tempo em que os seres humanos ouviam uns sons assim tropicalistas! Particularmente, quando tive contato durante uma pesquisa acadêmica sobre Cinema Novo me apaixonei por algumas faixas de Panis Et Circenses (1968). Entre elas, "Geléia Geral" e "Parque Industrial". Porém, "Mamãe, Coragem" que é interpretada por Gal Costa, eu só conhecia na voz de Edson Cordeiro.

Mutantes - Parque Industrial

Retocai o céu de anil
Bandeirolas no cordão
Grande festa em toda a nação.
Despertai com orações
O avanço industrial
Vem trazer nossa redenção.
Tem garota-propaganda
Aeromoça e ternura no cartaz,
Basta olhar na parede,
Minha alegria
Num instante se refaz
Pois temos o sorriso engarrafado
Já vem pronto e tabelado
É somente requentar
E usar,
É somente requentar
E usar,
Porque é made, made, made, made in Brazil.
Porque é made, made, made, made in Brazil.
Retocai o céu de anil, ... ... ... etc.
A revista moralista
Traz uma lista dos pecados da vedete
E tem jornal popular que
Nunca se espreme
Porque pode derramar.
É um banco de sangue encadernado
Já vem pronto e tabelado,
É somente folhear e usar,
É somente folhear e usar.

Sobe Som!!!



Sobe som!


Nada como a música pra alegrar o dia!


Get Far - Shining Star

The way you look at me
The way you touch me
The fire in your eyes
Makes me sweat
Makes me shiver inside
There's nothing I can do about it

'Cause nothing seems so true
When I'm beside you
Am I dreaming?
Go here and just hold my hand
Naked, perfect, so beautiful

You turn me up and down
I was spinning round and round
You never get enough, baby don't
You're a shining star

The way you look at me
The way you touch me
The fire in your eyes
Makes me sweat
Makes me shiver inside
There's nothing I can do about it

You're my soul mate, my summer and my faith
Come, fill me up with love
Your kisses are better than wine
There's nothing I want more than you girl


Oiga:

quarta-feira, agosto 22, 2007

Cabelo...

Olha a nega do cabelo duro...


O teu cabelo não nega! Já dizia Lamartine Babo! E aproveitando que as madeixas preocupam a gregos e troianos pela presença ou ausência dos fios! Eu fui buscar uma obra que gosto muito da Unidos do Cabuçú de 1999. O que me fascina na letra é a sutileza pra tratar de temas como os testes de DNA, que usam os fios de cabelo para identificação das pessoas.



Sereno, Carlinhos Melodia Junior, Nicolau


A Cabuçu contagiou
E me levou nesta folia
O cabelo não nega
É encanto, é época
É mistério, é magia
Já deu força e poder pra uns
Lançou modas e costumes
Serviu de tema, piada e poema
Tristeza e alegria


Falso ou verdadeiro
Em cor ou natural (bis)
Nasce com a vida
Muda o visual


Através do homem segue a história
Muitos mitos, tantas glórias
Na arte a tradição do ritual
Tinturas e henês que vão surgindo
Modulando com toques dvinos
É mais lindo e sensual
Pra quem duvida ou brincou de amor
A ciência prova na essência que ficou


(Vem amor)
Vem amor que o rei mandou
Vamos festejar, hoje a noite é nossa
Herança da raiz (bis)
Que encarola ou enrola
Ou deixa livre pra voar

Ring! Ring!


RING! ring! Ring!
Hoje, um desses atendentes de telemarketing me ligou, oferecendo uma dessas maravilhosas promoções que você se encanta, caí nela e depois pra se livrar é um parto de elefante sem anestesia local, quiça geral!
Uma coisa me chamou atenção: A péssima dicção do atendente! Não consegui entender se ele estava resfriado ou se era fanho. Lendo o texto com certeza ele estava, pois era clara as pausas durante a fala. Talvez ele fosse inexperiente, novo na função, ou talvez simplesmente do tipo slow...
Porém, uma outra coisa me intrigou: Por que ninguém liga pra casa das pessoas pra dizer: "Eu te amo?" Deve ser porque hoje em dia, as pessoas acreditam mais em promoções fantásticas do que em amores impossíveis. Viva a modernidade!!! risos

terça-feira, agosto 21, 2007

Marias da Imperatriz...


Maria Antonieta

Eles podem até não ganhar a disputa de samba de enredo na Imperatriz Leopoldinense. Mas nos últimos anos é a obra que eu mais escuto no período de escolha de hino! E, no dia do desfile sempre fica aquela sensação, mas e se fosse o samba deles que tivesse ganho!!!???


Autores: EDUARDO MEDRADO, JOÃO ESTEVAM, CÉSAR SOM LIVRE, ANDRÉ BONATTE E RONALD

Foi assim...
Marias que o mundo viu
João que virou rei
E governou o meu Brasil
Maria Antonieta
Sente a força da revolução

E a tal que enlouqueceu
Maria de tantos nomes
Temeu Napoleão
Vão-se todos ou ficam todos
Navegou dando adeus a Portugal...
Que dor
Na colônia tropical
Dom João chegou (João chegou)
E quando aqui chegou
Do que deixou sentiu saudades
Mas o povo o abraçou
E desejou felicidades

Dom João... Monarca
Fez transformações
O tempo passou e outras
Marias surgiram
Da Aústria... Predestinadas
A destino desiguais, amores rivais ( E mais)
Leopoldina é a nossa... Imperatriz
Estação do samba. de bambas, do trem
Que vai e que vem
Cadência feliz... Do meu país
Assim é o teu cantar que faz
A gente até sonhar

Vem João Sambar
Traz seu amor pra Imperatriz {refrão}
Maria é linda e só quer amar
Ouça:

segunda-feira, agosto 20, 2007

Dona Maria sabia...


Na semana passada eu vi Dona Maria (a avó dos meus primos) sem saber que seria a última vez. Dona Maria, desde que eu me conheço por gente tinha cabelos e sobrancelhas brancas. Dona Maria era uma negra forte, de olhar sério e profundo. Mas quem se aproximava dela sempre descobriria uma outra Dona Maria: doce, atenciosa e sempre disposta a receber os que adentrassem os seus aposentos.
Em nosso último encontro, Dona Maria que sempre gostou das coisas boas da vida (praticamente tudo que faz mal), dizia que tinha 115 anos, mas seus filhos 106! No alto de sua sabedoria, Dona Maria me disse uma frase, que hoje, interpreto como uma frase de despedida: "goze a vida."


Eh! Dona Maria sabia...

1º Encontro de Gerações Museu Afro Brasil



Um pouquinho de cultura!!! Repassando...

Despedida do inverno - 2007


Produção e foto: Daniel Faria


Pra fechar com chave de ouro a estação mais fria do ano, resolvi reunir amigos e familiares em mais uma noite de degustação do meu já tradicional caldo de feijão. À mesa duas versões: feijão preto e carioca. Como acompanhamento: torradas com azeite e orégano, queijo ralado, cheiro verde, salsinha e batata palha. Tudo isso embalado pela voz agradável e marcante da banda M. People. Não! Eles não estavam ao vivo aqui em casa, apenas no cd! risos

O engraçado que foi por causa de minha amiga que eu acreditei e acredito até hoje, que sei fazer caldo de feijão. Pois, no primeiro ano da faculdade ela me convidou pra fazer o meu debut fora de casa, quando cozinhei para ela e outros amigos de classe. Antes disso, eu tinha feito apenas uma "incursão" na casa de um outro amigo.

De lá pra cá! Já foram algumas edições, em reuniões familiares, "zeca-feira" e aniversários. A coisa tem evoluído, novos acompanhamentos e pretendo pesquisar novos sabores também! Um dos que me agradam é o de (Arracacia xanthorrhiza)! Assustou? Relaxa! Vou traduzir: é batata-baroa ou mandioquinha-salsa. Quando a batata é de boa qualidade, o caldo fica muito bom! Devido ao paladar marcante da batata pode ser acompanhado sem queijo. Pra quem não dispensa um acompanhamento, bacon e cheiro verde são perfeitos.

Bem, como era a última edição 2007, a noite rendeu um return pra fechar o domingo com chave de ouro e começar a semana com aquele gostoso sentimento de culpa! risos

sexta-feira, agosto 17, 2007

Velhos; novos; sounds


Nas pistas bacaninhas, claras ou escuras da vida tem rolado um velho; novo; sound. E lembrando aquelas filepetas distribuidas por uma escola de inglês, trago a letra e a tradução de "Enjoy The Silence." Apesar do remix "puts" "puts", a melodia não perdeu sua força e o poder de transportar você para os idos da década de 1990.
Voltando a história das filipetas, a última que vi! Tinha a letra traduzida de Frozen, uma das faixas de Ray of Light, primeiro disco com tendências eletrônicas de Madonna, que por sinal era pra ter sido mixado pelo Prodigy (aquele mesmo dos cabelos espetados que encantou uma geração de clubbers e modernos da época).
Quase vi o grupo em sua apresentação no Close-up Planet, de 1998, mas o show que teria a participação de Björk foi cancelado e nós só ficamos sabendo disso, quando já estávamos na Cruzeiro do Sul, aguardando nosso amigo que vinha de Paulínia para se juntar a nós e irmos pro Anhembi.
Coincidência ou não! Frozen também está de volta com uma nova roupagem, que não alterou o ar mistico e exótico proposto pelo videoclipe.


Sobe som!!!



Depeche Mode - Enjoy The Silence

Martin L. Gore

Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
Painful to me
Pierce right through me
Can't you understand
Oh my little girl

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm

Vows are spoken
To be broken
Feelings are intense
Words are trivial
Pleasures remain
So does the pain
Words are meaningless
And forgettable

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm


-------------------------------


Depeche Mode - Enjoy The Silence (tradução)

Lívia Campos


Divertindo-se com o silêncio
Palavras são como a violência
Quebram o silêncio
Vem colidindo
Dentro do meu pequeno mundo
Doloroso para mim
Me perfurando por dentro
Você não pode entender
Minha pequena garota


Tudo que eu sempre quis
Tudo que eu sempre precisei
Está aqui em meus braços
As palavras são muito desnecessárias
Elas só podem prejudicar


As promessas que estavam ditas
Estão sendo quebradas
Os sentimentos são intensos
As palavras são insignificantes
Da satisfação sobra
então, a dor
As palavras são inexpressivas
E esquecidas


Tudo que eu sempre quis
Tudo que eu sempre precisei
Está aqui nos meus braços

quarta-feira, agosto 15, 2007

Solteiros


Hoje, o mercado e as pessoas comemoram o "Dia do Solteiro." Tirando o lado mercadológico e olhando pro aspecto humano e invididual da coisa. Penso que o melhor a fazer é olhar pro espelho e diante dele decidir qual a opção a seguir. Por falar nisso, você já fez a sua? Está feliz com ela?

Final de semana na estrada



Fotos: Daniel Faria

O final de semana que passou eu finquei o pé na estrada! Um tour programado no Sul de Minas Gerais e depois uma baladenha de última hora (porém muito bem-vinda) em Sampa. Na terra do pão de queijo fui ter com Itajubá e como aquela cidade está um caos.
PACIÊNCIA - Para quem chega pela rodovia que liga Piranguinho-Itajubá tem uma operação súbida, em que o trânsito é liberado de tempos em tempos para que uns entrem e outros saíam da cidade. Com isso, forma-se uma fila de veículos. Achei a principio que fosse um caminhão que tivesse pifado, mas depois que fui avisado de que era uma manobra de rotina na cidade. O mais engraçado é o zig-zag que você faz entre as pistas, pois as duas faixas estão em manutenção: baliza perde!!!
POEIRA - Já nos primeiros minutos dentro do município a visão é assustadora, o clima seco deixa o lugar com cara de empoeirado e a terra vermelha dá uma impressão mais estranha ainda. Muitos prédios sem manutenção. A Igreja São José parece que nao vê tinta pelo menos a uns quatro anos, pois está cheia de manchas e desbotada devido a ação do Sol inclemente que bate naquela cidade.
NA CHÓN - Sem contar as demolições, a casa que meu avô morou por mais de 40 anos, foi demolida em 1996, para ceder espaço para a quitanda de um supermercado em expansão. A casa ao lado foi comprada e agora a da esquina, onde morava Dona Ruth (uma senhora branca, gorda, de expressão simpática e cabelos brancos como algodão) foi em boa parte, posta no chão.
TRILHAS - Andar pelas ruas da cidade está uma aventura, os antigos semáforos de gosto duvidoso que ficavam próximos a uma das principais ponte sobre o rio Sapucaí Mirim foram removidos, o sentido do trânsito mudou novamente.
PROGRESSO OU REGRESSO - Sem contar que pra ajudar ainda mais na preservação do Sapucaí, as ruas às margens do rio foram pavimentadas. Detalhe: aquele rio transborda e alaga boa parte da cidade, pois não há mata ciliar, apenas mato e muita sujeira.
A escadaria do ITC (Itajubá Tênis Club) agora não é mais aberta, pois uma grade incorpora a mesma ao restante do prédio (eu e meus primos sempre brincávamos de subir e descer aquelas escadas.
Porém, o mais trágico de tudo são as obras de pavimentação asfáltica das vias públicas, pois o que havia sido feito anteriormente era colocar piche encima dos famosos paralelepípedos. Agora parece que estão tirando tudo e asfaltando. Então, para atravessar a cidade é preciso traçar um plano antes ou se aventurar nos trechos poerentos e esburacados.
VELHOS COSTUMES - A Segurança Pública também parece que tem sido uma preocupação dos moradores e não se vê mais portões abertos, janelas escancaradas e sim muita cerca elétrica e grades nas janelas. O velho costume mineiro de deixar a porta aberta pra receber as visitas está ficando de lado.
OBJETIVO - Minha viagem foi pra comemorar o aniversário de minha tia, mas como não consigo contér a curiosidade acabei percebendo todos esses detalhes. Fiquei algumas horas por lá, não passei uma noite, nas baladas do famoso bar Cultural, nem esperei a feira de domingo (point) pra comer pastel de milho (é o mesmo que bolinho caipira, mas só que no formato de risólis).
FAMÍLIA - Meus primos e primas estão dando conta de povoar o mundo e contabilizando tudo, em breve já terei mais de uma dúzia de primos e primas de segunda grau. E não demora muito irão aparecer os de terceiro...
VOLTA - O caminho de volta ao estado de São Paulo foi no sentido contrário via Piquete. E mais uma vez foi possível perceber como o clima está seco. Pois nem na serra (trecho mais arriscado devido: as curvas, animais na pista, pista escorredia e neblina) existia um pouco mais de umidade relativa do ar. Pra ajudar a piorar as coisas, entre Tabaquara e Piquete ainda tinham queimadas nos morros. Ah! Tabaquara é estado de São Paulo: fui uma vez só, uma roça do sem fim...
De volta ao lar! Rumei no dia seguinte pra capital, mas essa é uma outra aventura com outros personagens, estradas e acontecimentos...

quinta-feira, agosto 09, 2007

A César o que é de César



TROQUEM AS ARMAS FUZILEIROS
O MEU RIO DE JANEIRO PÉDE PAZ
ETERNO CELEIRO DE BAMBAS...
A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
MARAVILHOSA CIDADE DO SAMBA
Índio, Netinho, Paulo Lalá, Guilherme Professor, Julinho D`Ojuara e Sidney
(*)
Olha! É Deus no céu e Cesár Maia ao lado do Cristo Redentor! Além de ser o mais fervoroso defensor das comemorações do Bicentenário da chegada da "Real Family" no Rio de Janeiro, o homem ainda mandou barrar o comércio na cidade daquele maldito spray de espuma durante o carnaval.
As penas para o estabelecimento que não cumprir a lei prevêem apreensão de mercadorias, multas de R$ 2 mil e R$ 4 mil (em caso de reincidência) e suspensão do alvará por 30 dias. No caso de camelôs, haverá apenas apreensão do spray. (O DIA NA FOLIA)
LIMÃO DE CERA - O engraçado da lei é que ela nos remete ao Rio do período do Império, quando nos entrudos (manifestação de origem portuguesa, em que se comemorava a chegada do verão na Europa) usava-se o limão de cera (uma espécie de bola cheia de água de cheiro). A brincadeira foi considerada muito violenta e por isso foi proibida. Depois disso veio o famoso lança perfume que também é ilicito, mas vira e mexe aparece por aí...
CONSTRANGIMENTOS - Não vou criticar a proibição do uso do aerossol não! Até porque é muito chato você levar banho daquele treco. Durante a cobertura do meu TCC eu e minha máquina fotográfica levamos vários banhos (Argh).
PÉROLAS - De volta ao Grupo Especial, a São Clemente irá desfrutar pela primeira vez, das regálias de produzir um carnaval na Cidade do Samba e num dos sambas concorrentes, saiu aquela pérola acima. Fala sério! Ninguém merece!!!
À MODA DA CASA - A São Clemente, assim como, a Caprichosos de Pilares tem em sua biografia enredos de critica social. A Caprichosos enquanto esteve no Especial já tinha virado chapa branca. Agora! Parece que a São Clemente também está aderindo à moda da casa. Com isso, "o samba vai perdendo a tradição", já dizia a própria escola na década de 80.

O saudosismo que nos pariu...



Parece que estamos vivendo dentro de uma máquina do tempo! Cada hora é um ser do passado que volta remasterizado a fim de nos sensibilizar e gerar lucros para o idealizador do projeto. É Transformers; Batman mil e uma versões; Quarteto Fantástico; Homem Aranha e até o Jonny Quest (que por sinal eu detestava).

segunda-feira, agosto 06, 2007

É de arrepiar

























Fotos: AFP

Quando li o livro-reportagem Hiroshima, de John Hersey tive a sensação arrepiante de como foi a explosão da bomba atômica. 62 anos se passaram desde então, mas a obra está aí pra nos dar uma noção de como é o fantástico mundo dos homens civilizados...

sábado, agosto 04, 2007

Reencontro


Graças ao advento da internet, eu poderei rever esse seriado que assisti pela primeira vez, em 1984. Como eu costumo dizer: "tem coisa boa pra fazer pela rede mundial de computadores." risos

Alô Madureira! Enfim, Portela!


O Desfile.com

Depois de um tenebroso silêncio, eis, que finalmente a Águia de Madureira [coberta em seu manto azul e branco] resolveu definir e divulgar o seu enredo para o ano que vem. Segundo o site O DIA NA FOLIA, o tema será "Reconstruindo a Natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade."
Não é de hoje que as questões ambientais permeiam o debate das escolas de samba, várias agremiações já falaram de ecologia e da degradação do meio ambiente. A novidade da vez é o aquecimento global, que já virou papo de botequim e conversa de criança.
PRAZO - Correndo atrás do prejuízo, a Portela [última a escolher enredo no grupo especial] terá que enfrentar uma agenda justa pra cumprir seus prazos, pois, em outubro irá acontecer todas as finais de samba de enredo.
RETROSPECTIVA - A última apresentação de peso da escola foi em 2004, quando reeditou: "Lendas e Mistérios da Amazônia" (1972). Desde então, a agremiação tem passado por momentos dificéis. Em 2005, parte do abre-alas pegou fogo na véspera do desfile, a águia entrou sem as asas na avenida e a velha guarda ficou de fora do desfile. Nos anos de 2006-2007, optou por trabalhar com enredos patrocinados pelo governo federal: "Marca Brasil" e o "Pan do Rio." O resultado foram atrasos na liberação do patrocínio e no desenvolvimento do enredo. Resta agora saber o que vai acontecer! Alô Madureira!

sexta-feira, agosto 03, 2007

Há controvérsias


Henrique Matos

Em, 1991 a pequena notável foi relembrada no enredo: "Brasil Brega e Kitsch", do Estácio de Sá. No refrão do samba-de-enredo escrito por: Maneco, Orlando e Jangada, a polêmica citação:


Gira baiana, girou
Carmem Miranda virou
Americana, rumbeira


Porém, no mesmo ano a Vila Isabel, com seu : "Luiz Peixoto – e tome polca", defendeu a South American Way. E com os versos escritos por: Adil, Celsinho, Jorge Secretário e Helinho afirmou:


Com sua divina vocação
criou, criou, criou...
que a pequena notável,
dolarizou e não americanizou
e a Vila, faz na folia um sarau
polca-sambando neste carnaval


Coisas de carnaval! E tudo depende do ponto-de-vista e da leitura usada no fichamento, sem contar é claro, as tais licenças poéticas que permeiam a cantoria. Deixando 1991 de lado e pousando em 2002, vamos encontrar outras controvérias. A história do vôo, na versão dos Acadêmicos do Salgueiro e da Beija-Flor. A primeira (patrocinada pela TAM) partiu dos experimentos de Leonardo da Vinci. Já a sua concorrente optou por começar nos idos tempos da pré-história, no vôo das borboletas e dos tapetes mágicos das mil e uma noites. Tudo isso sob os olhos atentos da Varig.
Detalhe: No sorteio que definou a ordem em que cada uma iria se apresentar, as duas além de caírem no mesmo dia, ainda foram na seqüência.
E para 2008! Aguarde mais entrelaçamentos e polêmicas históricas, pois muitos enredos se complementam e se estressam entre si...

Taí!



Lá pelos idos de 1972, os sambas-de-enredo eram bem menores. Mais divertidos e leves! Apesar de contar um enredo, eles não tinham o compromisso de serem fiéis a ideologias ou conter informações e referências a seus patrocinadores. Apesar de algumas escolas optaram por narrar fatos da história oficial.
Abaixo segue a primeira versão do enredo a respeito de Carmen Miranda, que em 2008, passará por um "remake" e nas mãos de outros compositores irá ganhar nova roupagem:


Autores: Heitor Achiles, Maneco e Wilson Diabo

Uma pequena notável
Cantou muito samba
É motivo de carnaval
Pandeiro, camisa listrada
Tornou a baiana internacional
Seu nome corria chão
Na boca de toda gente
Que grilo é esse
Vou embarcar nessa onda
É o Império Serrano que canta
Dando uma de Carmem Miranda
Cai, cai, cai, cai
Quem mandou escorregar
Cai, cai, cai, cai,
eu não vou te levantar, ôba