A primeira noite de desfiles do Grupo Especial de São Paulo foi marcada por apresentações mais técnicas, com algumas pinceladas de bom gosto e grandiosidade no acabamento e conjunto de algumas alegorias.
O sábado de carnaval por sua vez foi marcado por desfiles monumentais, emocionantes, tecnológicos e com uma pitada de nostalgia. Usando um jargão bem popular -- foi uma "porrada atrás da outra."
Entre os fatores que contribuiram para o equilibrio na disputa do titulo 2009, vale citar a famosa "dança das cadeiras", pois a troca de profissionais renovou o carnaval de várias agremiações. Entre elas, Mancha Verde, Mocidade Alegre, Pérola Negra, Acadêmicos do Tucuruvi e Gaviões da Fiel.
Duas questões ficam no ar até terça-feira:
Quem irá vencer?
Quem irá descer para o Grupo de Acesso?
Leandro de Itaquera
Pérola Negra
Mocidade Alegre
Acadêmicos do Tucuruvi
Gaviões da Fiel
Vai Vai
Império de Casa Verde
Resumo da Ópera: A [crise sem precedentes] parece não ter afetado drasticamente a confecção do carnaval do Grupo Especial de São Paulo. Algumas agremiações alavancaram suas produções, poucas regrediram ou não foram felizes, talvez pecando um pouco pelo excesso, principalmente de confiança.
O nivel das escolas está cada vez melhor, as duas que subiram do Grupo de Acesso correram atrás do prejuizo e fizeram muito bem a lição de casa. Pela primeira vez está até dificil arriscar um palpite e dizer que essa ou aquela agremiação será rebaixada.